O repouso pode ajudar no controle dos sintomas da osteoartrite?


  • +A
  • -A

A osteoartrite, também chamada de artrose, é uma doença que inflama as articulações, desgasta a cartilagem e provoca alterações na estrutura óssea. Ao longo do tempo, ela é capaz de reduzir a capacidade de locomoção e, assim, comprometer a qualidade de vida do indivíduo, tornando o tratamento fundamental.

A relação entre os sintomas e o repouso

“Os sintomas costumam ser o surgimento de dor, inchaço e limitação dos movimentos da articulação acometida pela osteoartrite”, afirma o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos. Para minimizá-los e até mesmo controlá-los, o paciente pode contar com um aliado importante: o repouso.

Manter o corpo em repouso depois de alguma atividade ajuda a controlar os episódios de dor aguda. Isso acontece porque, nos casos em que a doença não está tão evoluída, a dor costuma surgir com o uso das articulações, especialmente as dos joelhos, durante a realização de movimentos do corpo. Outras medidas incluem a utilização de compressas com gelo, medicação analgésica e alongamentos.

Exercícios físicos também ajudam

Por outro lado, a prática de exercícios físicos também é aconselhada pelos médicos para controlar a dor e tratar a doença. “A prática de atividade física faz parte das recomendações, procurando melhorar o grau de movimento articular e fortalecer a musculatura”, explica o médico.

No entanto, é importante que a realização de qualquer atividade seja aprovada por um especialista. A prática errada ou exagerada de um esporte pode causar a sobrecarga de uma articulação e trazer fortes dores ao paciente. O basquete, por exemplo, é capaz de prejudicar o joelho e piorar o quadro.

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos é ortopedista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua em Osasco e São Paulo. CRM-SP: 33269

TAGS
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O repouso pode ajudar no controle dos sintomas da osteoartrite?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.