Como funcionam os medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença metabólica caracterizada pela perda acentuada da densidade óssea. Ela costuma se desenvolver a partir da meia idade e o número de diagnósticos é maior entre as mulheres. Sua principal complicação é a ocorrência de fraturas nos ossos, que podem causar dor e dificultar a locomoção do corpo.

Medicação e outros tratamentos

Apesar de existir tratamento para a doença, sua cura chega a ser impossível. O objetivo do tratamento é impedir que a osteoporose agrave, reduzindo ou até interrompendo a perda de massa óssea e prevenindo as fraturas. Ele envolve a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, alimentação rica em cálcio e vitamina D, controle do peso e não consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.

Também podem ser utilizados medicamentos para tratar a doença. “Entre as opções indicadas estão a reposição de cálcio e vitamina D, para diminuir o risco de fraturas, e os medicamentos que contêm bifosfonatos e ácido zalendrônico, para diminuir a reabsorção óssea”, afirma o ortopedista Lucio Nakada.

O que é a reabsorção óssea

A reabsorção óssea é o processo responsável por destruir as células antigas que formam os ossos. Elas são naturalmente substituídas por novas, mas com a osteoporose, a quantidade produzida é menor que a destruída e, portanto, a quantidade de minerais nos ossos diminui e eles ficam frágeis.

“Os medicamentos são a principal forma de tratamento, mas devem ser associados a exercícios físicos e exposição ao sol”, explica Dr. Nakada. De acordo com o ortopedista, o paciente deve ir a um especialista para realizar os exames necessários para a prevenção e diagnóstico da doença e seguir as orientações rigorosamente.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como funcionam os medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.