Beber refrigerantes pode contribuir para um quadro de osteoporose?


  • +A
  • -A

Não é de hoje que médicos e nutricionistas alertam para os riscos do consumo excessivo de refrigerantes. Além de não ter valor nutritivo para o corpo, essas bebidas têm boa parte de seu conteúdo composta por açúcar. Em quantidades exageradas, pode ser prejudicial para o coração e para o pâncreas, aumentando os riscos de desenvolver diabetes e de ter um AVC.

Exagero no consumo de refrigerantes cola pode diminuir massa óssea


Além desses órgãos, a estrutura óssea também pode ser prejudicada pelo consumo de refrigerantes, em especial os do tipo “cola”. É o que apontam alguns estudos que indicam uma relação entre as bebidas adocicadas e a diminuição da densidade óssea, que resulta na osteoporose.

“Existe a comprovação de que bebidas ricas em ácido fosfórico tendem a aumentar o grau da osteoporose. Já os refrigerantes sem cola parecem não influenciar, mas são necessários estudos mais profundos para poder afirmar com certeza”, explica o ortopedista Guilherme Maretti.

Ácido fosfórico do refrigerante deixa sangue mais ácido


Um desses estudos foi realizado na Universidade de Tufts, no estado americano de Massachusetts. Os pesquisadores descobriram que mulheres que beberam três refrigerantes cola por semana tiveram uma perda óssea 4% maior do que mulheres que não consumiram a bebida porque, segundo os estudiosos, o corpo utilizaria o cálcio para neutralizar a acidez do refrigerante.

No entanto, as bebidas não devem ser consideradas vilãs. O consumo pode ser feito, desde que com moderação e associado a uma dieta saudável. “Em relação à alimentação, vale sempre a mesma regra: saudável e variada. Evitar frituras e produtos industrializados, não apenas visando a osteoporose, mas sim todo o conjunto relevante à qualidade de vida”, destaca o profissional.

Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos é ortopedista formado pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e atua em Mogi Mirim (SP). CRM-SP: 135610

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
nutricao
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Beber refrigerantes pode contribuir para um quadro de osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.