Quais são as principais causas para o desgaste e dor nas articulações?


  • +A
  • -A

As articulações são partes importantes do esqueleto humano. Essas estruturas são responsáveis por fazer a conexão entre os ossos e permitem que o corpo realize movimentos com precisão, como andar, correr e levantar os braços. Com o passar dos anos, as articulações começam a se desgastar e precisam ser protegidas para que a qualidade de vida e a capacidade de se locomover sem sentir dores sejam mantidas.

Exercícios físicos podem desgastar as articulações

 

Segundo o ortopedista Mauricio Raffaelli, a principal causa para o desgaste é o uso das articulações de modo excessivo e acima de sua capacidade, que tende diminuir com o avanço da idade. “As atividades físicas que sobrecarregam as articulações, sequelas de fraturas, infecções e doenças reumatológicas também podem causar esse desgaste”, complementa o médico. Esportistas, por exemplo, precisam de acompanhamento para evitar esse problema.

É importante adotar medidas de prevenção para evitar que o desgaste provoque o surgimento da osteoartrite, também chamada de artrose e de osteoartrose. A doença é caracterizada pela degeneração da cartilagem que protege a articulação e, apesar de dificilmente apresentar sintomas, pode provocar dores nas mãos, nos joelhos, na coluna e na região do fêmur.

Saiba como se prevenir contra o desgaste articular

 

“A principal medida é proteger as articulações de grandes sobrecargas. O uso de medicações que protejam as cartilagens, se usados de maneira preventiva, também podem proteger as articulações”, explica o especialista. No entanto, Mauricio alerta que algumas pessoas sofrerão esse desgaste por causa de fragilidades articulares genéticas, mesmo com todos os cuidados.

Quando o desgaste já está presente, os sintomas surgem de acordo com a gravidade do problema. “Utilização de tutores, como muletas e bengalas, uso de analgésicos, realização de infiltrações com condroprotetores, uso de medicações via oral de condroprotetores e fisioterapia são métodos que visam aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente”, destaca Raffaelli.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

TAGS
dor-nas-costas
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Quais são as principais causas para o desgaste e dor nas articulações?"

Neide. Dá. Silva

Gostaria de saber se uma pessoa que já tem artrose e já tem uma cirurgia de juelho. Pj D e o esquerdo já está comprometido guadril também devo fazer caminhada obrigada

Jorge Borba.

Graças a Deus to com 62 anos trabalho na descarga de açucar 50 kg. Corro 10 – 15 km Nunca senti dores articulares . Sinto sim aquelas doreszinha normais que todos sentem apos as atividades.

Dioneia

Temho problema de menisco, está fora do lugar.Qual a solução?

Maria Madalena Da Silva Medeiros

Olá!ja tenho problemas tais como;uma perna curta preciso usar compensação,quando faço esforço físico sinto muitas dores lombar É agora à alguns dias me pareceu uma dor no cotovelo esquerdo ao pegar e ter que suspender qual quer objeto as vezes não consigo elevar é como se faltasse forças no braço.desde já agradeço.

LUCIANA FERNANDES

Bom dia, Dr. Maurício Paiva Rafaffaeli,Quais os exercícios, que posso realizar na Cademia. Pois, fiz uma Cirurgia de Joelho e ligamento Cruzado. Como é um especialista esportista. Me indique o que tem de melhor para os Atletas.Atenciosamente,Luciana Fernandes.

Ednea Orofino Felipe De Carvalho

Sinto muitas dores tenho Fibromialgia e não posso fazer exercícios e artrose nos dois joelhos no esquerdo mas acentuado.

Francis

Boa noite!Tenho 49 anos e há 10 anos tenho artrose na coluna,quais os é exercios que eu posso fazer?Obrigada.

Maria Helena Godoy Mendes

Bom dia!Tenho Artrose nos dois joelhos e gostaria de saber se existe algum lugar que faz experiências com células tronco (tipo teste)

Cuidados Pela Vida

Olá Jorge, você é um bom exemplo de como a prática de exercícios regulares prolonga a nossa qualidade de vida. Parabéns! Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Luciana, nesse período pós-cirúrgico você precisa manter repouso e, antes de iniciar as atividades físicas, recomendo que você procure um fisioterapeuta para ajudar na recuperação e fortalecimento muscular.
Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Francis, a prática de exercícios para quem sofre com artrose deve ser acompanhada por um profissional da área. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Lena, no seu caso eu recomendo que procure um médico ortopedista para que ele faça uma avaliação mais detalha para o seu caso. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.