Saúde dos ossos: Quais são as funções dos osteoblastos e osteoclastos?


  • +A
  • -A

Osteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células que formam o tecido ósseo, cada um com funções específicas. Os primeiros são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e localizam-se na superfície do osso. Já os osteoclastos permitem a remodelação óssea.

“Os osteoblastos sintetizam a parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz. Os osteoclastos, por sua vez, participam dos processos de absorção e remodelação do tecido ósseo”, explica o ortopedista Guilherme Falótico.

Trabalho dos osteoblastos e osteoclastos é complementar


Segundo o médico, o trabalho de ambos os tipos de células é complementar para a saúde dos ossos. “O equilíbrio do sistema esquelético está na dependência de uma remodelação óssea equilibrada, ou seja, da dinâmica balanceada entre a atividade dos osteoblastos, células de formação óssea, e osteoclastos, células de reabsorção óssea”.

O profissional aponta que este equilíbrio é firmemente controlado por alguns sistemas regulatórios, como o sistema imune. “Se este balanço inclinar-se a favor dos osteoclastos, ocorrerá reabsorção patológica (osteoporose)”. Vale destacar que a remodelação óssea dos osteoclastos ocorre ao longo do crescimento de um osso ou em condições que favoreçam a reabsorção óssea, que é o caso da osteoporose.

Osteoclastos e tratamento de osteoporose


A relação entre osteoclastos e osteoporose pode, inclusive, não ser muita boa, dependendo do tratamento empregado para lidar com a doença. “Algumas medicações para tratamento da osteoporose atuam bloqueando a atividade dos osteoclastos, ou seja, reduzindo a contingente de reabsorção óssea”, afirma Dr. Guilherme.  

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). CRM-SP: 128925

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Saúde dos ossos: Quais são as funções dos osteoblastos e osteoclastos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.