Quais atividades oferecem riscos de desenvolver osteoartrite nos dedos?


  • +A
  • -A

A osteoartrite, também conhecida por artrose, é uma doença óssea crônica que atinge as articulações devido à degeneração das cartilagens e pode ser sentida em muitas localidades do corpo humano, como coluna, joelhos e pés e mãos. Nesse último caso, os dedos são algumas das áreas mais afetadas. Você sabia que algumas atividades esportivas e do dia a dia podem favorecer o desenvolvimento da doença?

 

Esportes mais arriscados

Se, por um lado, a obesidade pode ser um fator para o desenvolvimento de osteoartrite em articulações nos membros inferiores, algumas atividades físicas podem ser prejudiciais a outras áreas do corpo, como os dedos. Esportes como vôlei e basquete, devido a traumas constantes nos dedos, podem acabar favorecendo o desenvolvimento da doença. Nakada faz questão de recordar um caso famoso de um astro americano: “Shaquille O’Neal teve osteoartrite nos dedos do pé”, relembra o médico. O jogador de basquete, quando atuava pelo Los Angeles Lakers, foi diagnosticado, teve de passar por uma cirurgia e perdeu 12 jogos da temporada 2002/2003 da NBA – a liga nacional dos Estados Unidos.

Risco nas atividades físicas

Algumas atividades do cotidiano podem, pelo esforço repetitivo e de alto impacto nas articulações dos dedos, contribuir para o desenvolvimento da osteoartrite. “As atividades do dia a dia que causam osteoartrite nos dedos são aquelas em que movimentos repetidos são necessários, como por exemplo as realizadas por costureiras, dentistas e músicos”, explica  ortopedista e traumatologista Lucio Nakada, enumerando algumas das atividades que mais contribuem para o problema.

O guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, é outro astro internacional que enfrenta a osteoartrite nas mãos: Após passar décadas praticando, gravando e fazendo turnês com sua banda, o músico agora enfrenta algumas dificuldades na hora de tocar e tem deformações visíveis nos dedos.

Afastamento imediato

Assim como o pivô Shaquille O’Neal precisou se ausentar das quadras de basquete no início da última década, qualquer pessoa com o mesmo problema geralmente é afastada de suas atividades de rotina. “Normalmente o tratamento consiste em afastamento das atividades, fisioterapia, uso de medicações e de órteses”, conclui o especialista.

 

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais atividades oferecem riscos de desenvolver osteoartrite nos dedos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.