Quais são as principais fontes de vitamina D na alimentação?


  • +A
  • -A

Poucos nutrientes receberam tanto destaque como a vitamina D durante os últimos anos. A preocupação com a presença dessa substância na alimentação vem da sua importância para o corpo. Sua atuação varia desde a estruturação dos ossos até a formação de células cardiovasculares, passando pelo tratamento de doenças autoimunes e pela prevenção de diversos tipos de cânceres.

Luz solar ativa a produção de vitamina D


Uma das principais fontes de vitamina D não vem da alimentação, mas ainda assim está presente em grande quantidade no Brasil. A exposição à luz solar durante 15 a 20 minutos no início da manhã ou no fim da tarde é importante para a produção do nutriente. São os raios ultravioletas do tipo B que ativam o processo de síntese da substância no organismo.

Os banhos de sol com certa regularidade ajudam a prevenir a osteopenia e, consequentemente,  a osteoporose, doenças que podem surgir em decorrência da falta de vitamina D. “A vitamina D atua juntamente com o fosfato, no metabolismo de deposição de cálcio no esqueleto e ossos. Ela é importantíssima para a mineralização óssea”, explica a nutricionista Carla Cotta.

Vitamina D é encontrada em peixes


Já na alimentação, o nutriente pode ser adquirido por meio do consumo de peixes. “A vitamina D é encontrada em alguns peixes gordos, como anchova, arenque, atum, cavala, cherne, enguia, salmão e sardinhas”, afirma a especialista, acrescentando que óleo de fígado de bacalhau e óleo de peixes prensados a frios também contêm vitamina D e podem ser encontrados à venda na forma de cápsulas.

Outros alimentos também oferecem vitamina D, como gema de ovo, cogumelo, queijo, manteiga e carne bovina. Entretanto, as quantidades encontradas nos alimentos são pequenas, o que torna a exposição saudável à luz solar primordial para garantir a reposição necessária ao corpo.

Dra. Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – http://www.carlacotta.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
ossos
osteoporose
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quais são as principais fontes de vitamina D na alimentação?"

Penha Alves

Matéria excelente sobre vitamina D, essencial a nossa saúde, bem como a vitamina K que é essencial e a falta dela tb pode causar câncer.Pena que os médicos não nos orienta e nem pedem exames.Imagine que solicitei ao médico o exame de vitamina K e ele não me passou. Fiz particular, parece que uma máfia pra que as pessoas não conheça a real importância desta vitamina….Fique atento!!!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.