Por que as dores da artrose podem ser maiores no fim do dia?


  • +A
  • -A

A artrose, também conhecida como osteoartrite, consiste no desgaste da cartilagem que recobre a extremidade dos ossos, o que se deve, principalmente, a uma sobrecarga nas articulações. Estes locais acabam concentrando focos de dor, a qual piora gradativamente em função do excesso de movimentos, principalmente no caso de atletas. Por isso no fim do dia as dores acabam sendo mais intensas.

Como evitar que as dores da artrose se intensifiquem no fim do dia


“A utilização excessiva das articulações provoca um quadro inflamatório chamado artrite, levando a dores que se tornam piores ao fim do dia. O repouso costuma amenizar estes sintomas”, comenta o ortopedista Maurício de Paiva Raffaelli. Contudo, é preciso tomar cuidado, pois passar muito tempo inativo pode gerar rigidez articular.

Para evitar que essas dores se intensifiquem no fim do dia, o médico recomenda o uso de medicações analgésicas e protetoras das articulações. “Esses remédios costumam amenizar os sintomas. Evitar esforços repetitivos e sobrecarga articular (carregar peso) também ajuda a melhorar os sintomas”.

Causas e tratamento da artrose


A artrose se desenvolve mais em função do uso excessivo de uma articulação e pelo envelhecimento natural de um indivíduo. Obesidade, diabetes e outros distúrbios hormonais também contribuem. “As causas da artrose são multifatoriais e variam entre doenças inflamatórias (como a artrite reumatoide), sequela de trauma, sobrecarga na utilização da articulação, dentre outros”.

O tratamento da artrose varia de acordo com o grau de seu acometimento. “Nos estágios iniciais o uso de analgésicos, condroprotetores articulares, infiltrações e fisioterapia auxiliam no controle da dor e da evolução da artrose”, explica o médico. Em estágios mais avançados, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, como a colocação de próteses. Por isso, é fundamental que você converse com seu médico, que vai indicar o tratamento individualizado e preciso para sua condição.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que as dores da artrose podem ser maiores no fim do dia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.