Tratando a osteoporose: Você sabia que as tarefas do dia a dia podem te ajudar a estimular a ação do medicamento?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença metabólica caracterizada pela perda de massa óssea, que fragiliza o esqueleto humano e favorece o surgimento de fraturas. Procurar o auxílio médico e iniciar o tratamento é essencial para impedir a piora do problema e garantir uma boa qualidade de vida, continuando a trabalhar e a realizar as tarefas do dia a dia.

 

Medicação para osteoporose reduz perda óssea

 

“Os medicamentos são a principal forma de tratamento da osteoporose. Entre as opções indicadas estão a reposição de cálcio e vitamina D, para diminuir o risco de fraturas, e os medicamentos que contêm bifosfonatos e ácido zoledrônico, para diminuir a reabsorção óssea”, afirma o ortopedista Lucio Nakada, que diz ainda que a medicação deve ser associada a exercícios físicos e exposição ao sol.

Depois de consumir alguns dos medicamentos para osteoporose, existe a recomendação de ficar de pé por até uma hora para evitar refluxos. “Os medicamentos não causam refluxo gastroesofágico, mas as pessoas que já têm o problema têm maiores chances de ter inflamação do esôfago com a medicação”, explica o ortopedista Maurício Miyasaki.

 

Tarefas de casa podem ajudar a evitar refluxo

 


É possível separar esse tempo para realizar tarefas do dia a dia, como cozinhar, lavar e passar roupa, jogar o lixo fora, fazer a limpeza de casa, organizar o guarda-roupa e fazer as compras no mercado. Quem tem filhos pode aproveitar para brincar com os pequenos e quem tem cachorro pode levá-lo para passear.

Outra opção para se manter de pé durante esse período, é praticar atividades físicas, medida que faz parte do tratamento da osteoporose. “Os pacientes devem tomar a medicação em jejum e não comer e nem beber por 30 minutos. Ficar em pé ou caminhar em ritmo pausado ajuda a evitar o refluxo”, recomenda Miyasaki.

 

Dr. Maurício Rodrigues Miyasaki é ortopedista, traumatalogista e especialista em cirurgia do quadril e atende em Londrina (PR). CRM-PR: 24650

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

 

Foto: Shutterstock

TAGS
calcio
ossos
osteoporose
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Tratando a osteoporose: Você sabia que as tarefas do dia a dia podem te ajudar a estimular a ação do medicamento?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.