Osteoporose: A partir de qual idade devemos nos preocupar com a doença?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que afeta a saúde dos ossos. Ela é resultado de um processo de perda da massa óssea que se inicia na meia-idade e atinge níveis preocupantes na velhice. O problema dificulta a absorção de cálcio e de outros minerais importantes para a formação dos ossos.

Cuidados com a osteoporose devem começar na meia-idade


A principal consequência da doença é uma maior fragilidade dos ossos, que se tornam mais finos e mais suscetíveis a fraturas, reduzindo a mobilidade do corpo e, consequentemente, reduzindo também a qualidade de vida. Por isso, os cuidados com a osteoporose devem começar cedo, a partir dos 40 ou 50 anos.

“As pessoas que estão chegando nessa idade, devem sempre procurar um médico para receber orientações. Mas, medidas individuais podem ajudar, como manter a prática regular de exercícios físicos e tomar sol por poucos minutos durante o dia”, explica o ortopedista Guilherme Maretti.

A alimentação desempenha papel importante na prevenção e no tratamento da osteoporose. Cálcio e vitamina D são nutrientes que devem estar presentes na alimentação de crianças e adolescentes, mas também de adultos, porque ajudam a estruturar o esqueleto e a repor a massa óssea perdida. Alguns pacientes na faixa etária dos 50 anos podem necessitar de suplementação dessas substâncias, conforme orientação médica.

Osteoporose atinge principalmente mulheres na pós-menopausa


O problema não costuma apresentar sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce. No entanto, algumas pessoas devem ficar mais atentas. “Os principais grupos de risco para desenvolver a osteoporose são as mulheres, especialmente depois da menopausa, os caucasianos, magros, sedentários e tabagistas”, afirma o especialista.

Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos é ortopedista formado pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e atua em Mogi Mirim/SP. CRM-SP: 135610

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoporose: A partir de qual idade devemos nos preocupar com a doença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.