AchèAchè
    search
    Título

    Osteoporose: A partir de qual idade devemos nos preocupar com a doença?

    Uncategorized

    Por

    A osteoporose é uma doença que afeta a saúde dos ossos. Ela é resultado de um processo de perda da massa óssea que se inicia na meia-idade e atinge níveis preocupantes na velhice. O problema dificulta a absorção de cálcio e de outros minerais importantes para a formação dos ossos.

    Cuidados com a osteoporose devem começar na meia-idade


    A principal consequência da doença é uma maior fragilidade dos ossos, que se tornam mais finos e mais suscetíveis a fraturas, reduzindo a mobilidade do corpo e, consequentemente, reduzindo também a qualidade de vida. Por isso, os cuidados com a osteoporose devem começar cedo, a partir dos 40 ou 50 anos.

    “As pessoas que estão chegando nessa idade, devem sempre procurar um médico para receber orientações. Mas, medidas individuais podem ajudar, como manter a prática regular de exercícios físicos e tomar sol por poucos minutos durante o dia”, explica o ortopedista Guilherme Maretti.

    A alimentação desempenha papel importante na prevenção e no tratamento da osteoporose. Cálcio e vitamina D são nutrientes que devem estar presentes na alimentação de crianças e adolescentes, mas também de adultos, porque ajudam a estruturar o esqueleto e a repor a massa óssea perdida. Alguns pacientes na faixa etária dos 50 anos podem necessitar de suplementação dessas substâncias, conforme orientação médica.

    Osteoporose atinge principalmente mulheres na pós-menopausa


    O problema não costuma apresentar sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce. No entanto, algumas pessoas devem ficar mais atentas. “Os principais grupos de risco para desenvolver a osteoporose são as mulheres, especialmente depois da menopausa, os caucasianos, magros, sedentários e tabagistas”, afirma o especialista.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes