Osteoporose é garantia de fraturas? Tire dúvidas após o diagnóstico


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença caracterizada pela fragilização dos ossos, o que em muitos casos resulta em fraturas. A ocorrência destas é muito perigoso para quem possui o problema, pois pode resultar em complicações e morte. Contudo, se você possui este diagnóstico, não se desespere, pois isso não quer dizer necessariamente que você terá fraturas ao longo da vida.  

Tratamento adequado da osteoporose diminui risco de fraturas


“O diagnóstico de osteoporose não provocará obrigatoriamente fraturas no paciente. Isso normalmente varia muito de pessoa para pessoa. De fato, existe um percentual bem maior de casos de osteoporose com fratura. Contudo,
se você fizer o tratamento como tem que ser feito, isso pode reverter totalmente”, explica a ginecologista Maria Meira.

O tratamento ideal da osteoporose, com diminuição dos riscos de fraturas, se baseia principalmente no uso de medicamentos específicos, além de uma maior oferta de cálcio e vitamina D, inclusive por meio da suplementação, e na prática de exercícios físicos. “O que é mais orientado como atividade física e que mais melhora a massa óssea é a musculação. Porém, ela precisa ser bem dirigida, pois caso seja mal feita pode gerar complicações”.

Cuidados pessoais para evitar fraturas e descobrindo a osteoporose


 sucesso em evitar as fraturas depende também de você. É preciso ter certos cuidados, ainda mais quando for se deslocar (pegando ônibus ou andando na rua) ou pegar peso. “Todavia, a doença não deve ser impeditiva. Pode fazer as atividades normalmente, mas com mais atenção para evitar acidentes e eventuais fraturas”.

O grande problema da osteoporose é que ela praticamente não possui sintomas, então o paciente corre o risco de ser diagnosticado a partir da ocorrência de uma fratura. “O tipo mais frequente de fratura que ocorre em função da osteoporose é a do colo do fêmur. Essa lesão deixa a pessoa acamada durante bastante tempo”. Todavia, você também pode saber da existência da doença por meio do exame de densitometria óssea.

Dra. Maria Meira é ginecologista formada pela Universidade Federal do Ceará, com residência médica no Hospital Geral de Bonsucesso, na Santa Casa de Misericórdia. É especialista em gineco-obstetricia e homeopatia. CRM-RJ: 52-26279-0

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoporose é garantia de fraturas? Tire dúvidas após o diagnóstico"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.