Osteoporose: como evitar quedas e fraturas no banheiro?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença degenerativa, ou seja, que evolui gradativamente, e o que mais contribui para acelerar a piora do quadro é a ocorrência de acidentes. Naturalmente, evitar esses acidentes é essencial para evitar danos maiores, mas o problema é que a osteoporose acomete justamente as pessoas mais propensas a quedas, os idosos.

Com o envelhecimento, os movimentos, reflexos, estabilidade, força e resistência ficam comprometidos, e por isso uma queda se torna mais fácil de acontecer e mais perigosa. Nos idosos que já tem osteoporose, a situação fica ainda mais séria. “É importante evitar acidentes em quem tem osteoporose devido à facilidade de se evoluir com fraturas graves”, aponta o ortopedista Guilherme Maretti.

 

Tornando a casa um lugar mais seguro para os idosos

 


A simples ocorrência dessas quedas e consequentes fraturas é muito fácil, visto que se dão dentro de casa mesmo, onde, teoricamente, não há tanto perigo. Também por isso a preocupação com as quedas é tão grande. O banheiro é um dos locais com mais registros, devido ao fato de ser, em geral, mais apertado e de contar com as presenças de água e sabão, que tornam o piso escorregadio.   

Para evitar quedas no banheiro ou em outros lugares da casa, é fundamental lançar mão de medidas simples em cada cômodo que garantam mais segurança à locomoção do idoso pela residência. Boa iluminação, tapetes emborrachados antiderrapantes e barras de apoio laterais são alguns exemplos. Além disso, vale evitar encerar o piso, investir em sapatos com sola antiderrapante e deixar o caminho sempre livre de fios e coisas que possam provocar as quedas.  

 

Riscos da queda em quem tem osteoporose

 


O médico explica que a
pior fratura na osteoporose é a de quadril (encaixe do fêmur com a bacia) e que mesmo que o paciente seja tratado de forma rápida e eficiente nos melhores hospitais do mundo, a taxa de mortalidade após um ano se mantém entre 30 e 40%. “Ou seja, a cada 10 pessoas com osteoporose que sofrem fratura de fêmur, após um ano, quatro irão falecer”, afirma. Portanto, é fundamental adotar medidas que diminuam as chances de quedas em idosos, especialmente nos que já foram diagnosticados com osteoporose.

 

Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos é ortopedista formado pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e atua em Mogi Mirim (SP). CRM-SP: 135610

 

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoporose: como evitar quedas e fraturas no banheiro?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.