Osteoporose causa deformações nos ossos? É possível reverter processo?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pelo processo de perda progressiva da massa óssea, que resulta no enfraquecimento de todo o esqueleto humano. O tecido ósseo é destruído, mas não é reposto de forma adequada. Trata-se de um problema de saúde que atinge principalmente as mulheres e, geralmente, a partir dos 50 anos de idade.

Fraturas da osteoporose podem causar deformações nos ossos


De acordo com o ortopedista Guilherme Maretti, a osteoporose não causa deformações nos ossos. Entretanto, a principal complicação da doença é o surgimento de fraturas, que ocorrem especialmente nos quadris, nos punhos, no fêmur e na coluna. Estas fraturas, por sua vez, podem provocar deformidades nos ossos.

“A maioria das fraturas da osteoporose está na coluna vertebral. São fraturas mínimas e graduais que vão causando a perda da altura das vértebras. Com o tempo, a coluna vai se deformando e, assim, se forma a corcunda”, explica o especialista. Em alguns casos, as deformações podem provocar dores e dificultar a movimentação do corpo.

Tratamento da osteoporose pode impedir a postura corcunda


Se o tratamento for iniciado precocemente, podem ser aplicadas técnicas de correção de postura para melhorar a corcunda. Mas, segundo Maretti, reverter o processo nos casos mais graves após o diagnóstico é muito difícil. “O ideal é a prevenção, mas existem algumas medicações que são utilizadas com o objetivo de interromper a progressão da osteoporose”, afirma o profissional.

Por outro lado, é possível impedir o surgimento das deformações, tanto por quem não foi diagnosticado com osteoporose quanto por quem já foi. Para isso, é preciso que o paciente realize o tratamento de forma correta, estando sempre atento ao uso das medicações, à prática de atividades físicas e ao consumo de alimentos saudáveis.

Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos é ortopedista formado pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e atua em Mogi Mirim (SP). CRM-SP: 135610

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Osteoporose causa deformações nos ossos? É possível reverter processo?"

Salete

undefined

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.