A osteoporose afeta proporcionalmente todos os ossos do corpo?


  • +A
  • -A

Apesar de ser uma doença que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a osteoporose ainda desperta muitas dúvidas, além de ser alvo de diversas informações incorretas. Uma delas, por exemplo, diz que a doença afeta apenas mulheres, quando na verdade, também pode ser diagnosticada em homens, mesmo que em menor número.

Todos os ossos são afetados pela osteoporose


Muitas pessoas também não sabem que a osteoporose atinge proporcionalmente todo o corpo. O ortopedista Gualter Maldonado de Azevedo esclarece essa dúvida: “A doença é sistêmica e afeta todos os ossos do corpo. Isso é muito confundido porque, no exame de densitometria óssea, são medidos de dois a três lugares, mas esses ossos refletem a osteoporose em todos os ossos do corpo.”

No entanto, alguns ossos acabam sofrendo com uma maior incidência de fraturas, como os da coluna vertebral, do fêmur, do punho e do úmero. “As fraturas da coluna vertebral e, especialmente, do quadril podem causar limitações significativas para os pacientes, principalmente idosos”, explica o ortopedista Guilherme Falótico.

Osteoporose pode diminuir a qualidade de vida de pacientes


Um dos maiores problemas causados pelas fraturas nessas regiões é a dificuldade para se locomover que torna os pacientes dependentes de ajuda, de um andador ou uma cadeira de rodas, especialmente os idosos, diminuindo significativamente a qualidade de vida. Além disso, Dr. Azevedo alerta para as altas de taxas de mortalidade nos casos de fratura de quadril e da coluna.

O tratamento da osteoporose não deve ser feito de forma banal, já que a falta de cuidados e de atenção com esse quadro clínico pode provocar consequências graves. O paciente deve aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, tomar banhos de sol em horários adequados, se manter dentro do peso ideal e praticar exercícios aeróbicos. Medicamentos e reposição de estrogênio também podem ser recomendados por médicos.

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). CRM-SP: 128925

Dr. Gualter Maldonado de Azevedo é ortopedista, traumatologista, especialista em cirurgia da coluna e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRM-SP: 124069

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "A osteoporose afeta proporcionalmente todos os ossos do corpo?"

Jaqueline Santos

Muito interessante

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.