Osteopenia: entenda a condição que, se não tratada, pode evoluir para uma osteoporose


  • +A
  • -A

Antes da diminuição da massa óssea avançar pelo organismo e originar a osteoporose, ela é conhecida pela Medicina como osteopenia. Esta condição não é considerada uma doença, mas precisa de tratamento para que o quadro não se agrave e passe a comprometer a qualidade de vida.

Um sinal de alerta

Como dito anteriormente, este problema ósseo é diferente da osteoporose, mais conhecida e também mais grave. A osteopenia antecede a doença e indica uma diminuição de 10 a 25% da densidade mineral dos ossos do corpo, compostos principalmente por cálcio e fósforo. Já a osteoporose representa uma perda maior que 25% da massa óssea.

Para o reumatologista Eduardo de Souza Meirelles, a osteopenia é um meio termo entre condições normais e a osteoporose. Segundo o médico, ser diagnosticado com osteopenia “significa que a avaliação da massa óssea daquela pessoa apresenta sinal amarelo de alerta, porque não está nem no verde (normal), nem no vermelho (osteoporose)”.

O problema pode ser detectado por um exame bastante utilizado e reconhecido por sua eficiência, chamado de densitometria óssea. É importante constatar a osteopenia, porque se não tratada, ela pode se desenvolver e originar a osteoporose. Como consequência da doença, os ossos ficam frágeis e mais expostos a fraturas, que podem acontecer durante acidentes graves, mas também em situações corriqueiras, como se abaixar arrumando a casa.

Tratamento para osteopenia

O tratamento para a condição varia. Na maioria dos casos, ele funciona para retardar a perda de minerais nos ossos e prevenir o surgimento da osteoporose. “A orientação é de estimular a atividade física com carga ou impacto, estimular a exposição segura ao sol e realizar uma orientação nutricional para adequar a ingestão de cálcio e vitamina D”, afirma Meirelles.

 

Dr. Eduardo de Souza Meirelles é reumatologista, formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua no Instituto de Ortopedia do HC­-FMUSP, em São Paulo/SP. CRM-SP: 30021

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteopenia: entenda a condição que, se não tratada, pode evoluir para uma osteoporose"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.