Osteoartrite: não abandone o tratamento para evitar a piora da doença


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que desgasta a cartilagem que protege as articulações de todo o corpo, mas o problema é encontrado com maior frequência nas mãos, nos joelhos, no fêmur e nas coxas. “Como todo processo inflamatório, provoca sintomas como dor, inchaço, aumento de temperatura e discreta vermelhidão“, afirma o ortopedista e traumatologista Mauricio Raffaelli.

Sem tratamento, osteoartrite pode deformar ossos


Se você está sentindo alguns desses sintomas, não deixe de procurar ajuda médica. Caso já tenha sido diagnosticado e deixe de seguir as medidas indicadas por seu especialista de confiança, a tendência é que a doença evolua e piore a saúde do seu corpo. “Normalmente, manter um quadro inflamatório nas articulações pode fragilizar a cartilagem, piorando o quadro de osteoartrite”, explica o profissional.

Sem tratamento, a articulação atingida pela doença pode se deformar, não apenas piorando a dor, mas também limitando os movimentos corporais, um quadro em que a qualidade de vida é reduzida drasticamente. Além disso, quando a osteoartrite se desenvolve na coluna vertebral, casos avançados podem resultar em alterações neurológicas, cujos sintomas são formigamentos, queimação e fraqueza muscular.

Dor da osteoartrite pode ser tratada com medicações


O tratamento da osteoartrite é feito de forma individualizada, já que o desgaste provocado por sua doença e os sintomas que você sente têm intensidades diferentes de outros pacientes. “Como parte do arsenal terapêutico, temos desde mudanças nos hábitos de vida até
medicações condroprotetoras e, em casos mais graves, tratamentos cirúrgicos, como as próteses”, indica o ortopedista Ciro Veronese dos Santos.

A prática de atividades físicas também deve fazer parte do seu tratamento, desde que sejam exercícios de baixo impacto e que ajudem a fortalecer a musculatura e os ossos, como é o caso do pilates. Além disso, sobrecarregar as articulações desnecessariamente pode atrapalhar o tratamento. Evite carregar objetos com a ponta dos dedos, como pratos e bandejas, procure usar engrossadores de canetas e mantenha um peso adequado.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

Dr. Ciro Veronese dos Santos é ortopedista, traumatologista e especialista em Cirurgia do Joelho e atende em Londrina (PR). CRM-PR: 23858

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Osteoartrite: não abandone o tratamento para evitar a piora da doença"

Josefa Batista

Bom dia eu estou artorse estiopenia qual seria meu tratamento.54 anos

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.