Osteoartrite: por que as dores nas articulações aliviam nas altas temperaturas?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que causa o desgaste da cartilagem responsável pela proteção das articulações. Entre suas consequências estão possíveis alterações na estrutura óssea das regiões afetadas. As causas para o problema são as mais diversas e vão desde o uso repetitivo de uma articulação ao longo dos anos até outras doenças, como obesidade e diabetes.

O calor alivia a dor causada pela osteoartrite

 

Os sintomas da doença, também conhecida como artrose e osteoartrose, podem provocar muito desconforto nos pacientes. Dores, inchaço, rigidez, barulhos, calor e limitação dos movimentos corporais são as principais queixas. Apesar de serem leves inicialmente, podem piorar com o passar do tempo.

A temperatura do ambiente influencia a intensidade dos sintomas. Diante das altas temperaturas, eles tendem a diminuir. “O calor pode aliviar as dores da artrose por melhorar o fluxo sanguíneo na articulação e provocar certo grau de relaxamento na musculatura”, explica o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

O frio piora os sintomas da osteoartrite

 

Por outro lado, no inverno e no outono, quando as temperaturas caem, pacientes com osteoartrite reclamam mais das dores e de outros sintomas. “As queixas de dor são muito comuns quando ocorrem mudanças bruscas de temperatura, principalmente, no frio”, afirma o profissional. Uma possível explicação é o aumento da sensibilidade das terminações nervosas nessa época e mudanças no líquido que lubrifica as articulações.

Expor a região afetada pela osteoartrite a uma compressa de água quente ou ainda tomar banho em água quente são medidas capazes de melhorar a dor e até mesmo aumentar a amplitude do movimento articular. O ortopedista também aconselha exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular.

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos é ortopedista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua em São Paulo. CRM-SP: 33269

TAGS
dor-nas-costas
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoartrite: por que as dores nas articulações aliviam nas altas temperaturas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.