Quem tem osteoartrite pode praticar esportes?


  • +A
  • -A

Como a osteoartrite é uma doença crônica de desgaste gradual da cartilagem articular, é necessário ter bastante cuidado com todo esforço físico que possa vir a ser realizado. Mesmo assim, a prática de exercícios é recomendada como método de tratamento do quadro, tanto para fortalecer a musculatura, quanto para evitar o sobrepeso, pois assim se aumenta a proteção das articulações.

“Quem tem osteoartrite deve praticar esportes e exercícios em geral, porém é fundamental optar pelas atividades de baixo impacto. Recomenda-se priorizar os alongamentos e fortalecimento muscular”, aponta o ortopedista Túlio Cardoso. Portanto, esportes de alto impacto, como futebol e vôlei, devem ser evitados para que não haja risco de complicações.

Atividades físicas recomendadas para quem tem osteoartrite


Dentre as modalidades esportivas e exercícios físicos em geral mais recomendados para quem tem osteoartrite, o médico recomenda as
atividades na água, como hidroginástica e natação, além de alongamentos, pilates e musculação. Também ortopedista, o Dr. Gualter Azevedo ressalta que a escolha das modalidades vai depender do tipo e do grau da osteoartrite.

“Um paciente com osteoartrite pode e deve praticar esportes, porém não é qualquer exercício que está indicado. De maneira geral, caminhada em terreno plano praticamente não tem contraindicações, então é uma boa escolha. Aulas de ginástica com pouco peso e orientadas pelo seu médico também são extremamente benéficas e ajudam a melhorar a função e diminuir a dor”, explica o Dr. Gualter.

Atenção à falta de estímulo articular


De acordo com o Dr. Túlio, a prática esportiva e física como um todo deve ser sempre incentivada nos casos de osteoartrite, pois o sedentarismo contribui para o desgaste e fragilidade articular. “
Uma articulação artrítica tende a manter postura antálgica por retração dos músculos, tendões e cápsula articular. Com isso ocorre o enfraquecimento progressivo associado ao desuso”.  

Dr. Tulio Pereira Cardoso é doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRM-SP: 38605

Dr. Gualter Maldonado de Azevedo é ortopedista, traumatologista, especialista em cirurgia da coluna e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRM-SP: 124069

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Quem tem osteoartrite pode praticar esportes?"

mariaaparecidadasilvapetito

Eu tenho os te artrite faço hidro ginástica a vários anos tenho tbm artrite reumatóide e frimialgia agora estou bem mais passei uns meses atrás muito mal estou fazendo rpg tbm tenho muitas dores

Zacarias da Silvs

Estou doemte há um ano o medio disse que tenho reumatismo o que posso fazer pora melholar?

Cuidados Pela Vida

Oi Zacarias, a dor do reumatismo pode ser minimizada a partir de um tratamento multidisciplinar que engloba a educação do paciente com relação à doença que ele tem, processos de reabilitação, como fisioterapia e RPG, métodos não medicamentosos, como acupuntura, além da medicação específica, cuja prescrição deve ser individualizada para cada paciente. Verifique com o seu médico as opções de tratamento para o seu caso. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.