A osteoartrite não tratada pode causar danos irreversíveis aos ossos e articulações?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que afeta as articulações do corpo. Também chamada de osteoartrose ou artrose, é o problema responsável pelo desgaste da cartilagem e que acaba provocando prejuízos em toda a estrutura articular. Sem a proteção adequada, o mais simples movimento pode causar dor e rangidos, principalmente nas mãos, nos joelhos, no quadril e na coluna.

Osteoartrite atrapalha movimentação do corpo


A doença precisa receber o tratamento adequado para evitar as consequências do processo degenerativo. “A osteoartrose pode trazer danos irreversíveis às articulações. Quando não tratada, ela reduz os movimentos articulares e diminui a qualidade de vida”, afirma o ortopedista Guilherme Maretti.

O inchaço e a rigidez articulares tendem a piorar com o tempo se não houver tratamento. Junto com a dor e com a limitação da amplitude dos movimentos das articulações, esses sintomas impedem o corpo de se locomover e fazem o paciente renunciar a atividades simples do dia a dia, como caminhar.

Lesão nos nervos da coluna é uma das complicações da osteoartrite


Mas os problemas não param por aí nos pacientes que não tratam a osteoartrite. “Quando presente na coluna vertebral, em casos muito avançados, podem surgir alterações neurológicas conhecidas como radiculopatias periféricas”, alerta o médico. O problema é caracterizado pela lesão de um ou mais nervos da coluna e causa dor, fraqueza, atrofia muscular e perda da sensibilidade em algumas regiões.

O tratamento da osteoartrite deve ser iniciado o quanto antes e envolve o uso de medicações, como anti-inflamatórios, analgésicos e condoprotetores, e a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de hidroginástica e natação e controle do peso para evitar sobrecarga das articulações.

Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos é ortopedista formado pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e atua em Mogi Mirim (SP). CRM-SP: 135610

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A osteoartrite não tratada pode causar danos irreversíveis aos ossos e articulações?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.