O consumo de álcool em excesso pode prejudicar a absorção do cálcio?


  • +A
  • -A

Tomar aquela cerveja com os amigos ou um vinho com a família é muito comum no Brasil. No entanto, muita gente acaba exagerando na dose e acaba, muitas vezes sem saber, prejudicando a absorção de um mineral de grande importância para a manutenção dos nossos ossos: o cálcio. Afinal, de que forma o consumo excessivo de álcool afeta a metabolização desse mineral?

Álcool x cálcio

A nutricionista Caroline Codonho explica que o álcool acaba desviando foco metabólico do corpo, prejudicando a absorção correta de nutrientes, como o cálcio. “O consumo exacerbado de álcool exige elevada demanda de trabalho hepático e renal para excreção”, explica. “Com isso, o mecanismo de controle renal da filtração de cálcio pode ficar prejudicado”.

Ainda segundo a nutricionista, o consumo de álcool pode atrapalhar absorção de outros nutrientes no nosso organismo. “O álcool exige uma demanda metabólica para ser excretado, prejudicando não apenas o controle do cálcio, como de vários outros nutrientes”, completa.

Pacientes com osteoporose devem passar longe do álcool

E quem já possui complicações e já sofre com alguma doença óssea, como a osteoporose, diagnosticada em cerca de 10 milhões de brasileiros? Nestes casos, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado, já que os pacientes já sofrem com uma metabolização deficiente do cálcio. “Evitar é sempre a melhor estratégia, pois além dos danos metabólicos, muitos remédios têm seu efeito prejudicado com o consumo do álcool. Os riscos são relacionados a complicações neurológicas, circulatórias e cardíacas”, conclui a nutricionista.

Dra. Caroline Codonho é nutricionista, especialista em fisiologia e metabolismo com aplicação em atividade física e nutrição, especialista em saúde da família e comunidade (Medicina Preventiva). CRN4 13100445

TAGS
calcio
ossos
osteoporose
suplementos
alcool

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O consumo de álcool em excesso pode prejudicar a absorção do cálcio?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.