A musculação em excesso pode desencadear a osteoartrite? Como evitar?


  • +A
  • -A

Por mais que a prática de exercícios físicos trabalhe e fortaleça músculos e articulações, o excesso e a sobrecarga podem trazer um efeito negativo ao treino. No caso da musculação, por exemplo, é comum que praticantes desenvolvam lesões e dores locais, além de doenças mais sérias, como a osteoartrite, por colocarem peso demais e executarem os movimentos de maneira errada.  

“A prática inadvertida da musculação é uma das causas de osteoartrite em adultos jovens. O uso de pesos exageradamente elevados, bem como a execução incorreta de determinados exercícios, sobrecarrega e desgasta a cartilagem articular. É um erro comum entre praticantes inexperientes buscar resultados rápidos focando apenas no aumento de carga dos treinos”, explica o ortopedista Vinícius Magno.

Importância da associação de descanso e alimentação adequada à musculação


Segundo o médico, o melhor desempenho é alcançado mais seguramente quando uma alimentação direcionada ao ganho de massa muscular se associa a um descanso adequado entre os treinos. “Desta forma, tanto a musculatura quanto as articulações têm condições para se recuperarem devidamente do estímulo a que foram submetidas”.

Ainda de acordo com o ortopedista, os indivíduos que reúnem fatores de risco independentes para o desenvolvimento de osteoartrite, como o sobrepeso ou a instabilidade decorrente de uma ruptura ligamentar, por exemplo, têm uma maior chance de desenvolver o problema quando sobrecarregam as articulações em um treino inadequado, sem respeitar também o tempo de descanso ideal.

Prevenindo o surgimento da osteoartrite


Portanto, o ideal para prevenir a doença é buscar combater o sobrepeso e o sedentarismo com a prática de exercícios físicos, mas sem exagerar na carga e intensidade dos treinos. Deve-se procurar manter uma alimentação equilibrada e saudável, além de períodos de descanso para a recuperação dos músculos e articulações. A alternância de dias com e sem treino pode ser uma boa solução para promover o descanso necessário ao corpo.

Dr. Vinícius Magno é ortopedista especialista em patologias da coluna vertebral e pesquisador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Também é Coordenador da Residência em Ortopedia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. CRM 52 84759-3.

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A musculação em excesso pode desencadear a osteoartrite? Como evitar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.