Como a musculação ajuda a aumentar a densidade dos ossos?


  • +A
  • -A

Quando os pacientes recebem o diagnóstico da osteoporose, a prática regular de atividades físicas, especialmente exercícios de musculação, é uma das principais medidas indicadas pelo médico para aumentar a densidade dos ossos e impedir a piora da doença e o surgimento das fraturas ósseas, sua principal complicação.

Musculação ajuda na prevenção e no tratamento da osteoporose


“A musculação vai estimular as células que produzem o osso e inibir as que destroem. Existirá um equilíbrio e isso será positivo para formar mais massa óssea, aumentando assim a densidade”, explica o ortopedista e traumatologista Rodrigo Serikawa de Medeiros.

A musculação também gera efeitos diretamente na musculatura, protegendo a saúde do esqueleto do praticante, como afirma o especialista: “A pessoa ganha em agilidade e equilíbrio e ganha um ‘envelope muscular’ em relação ao osso. Em um trauma, existirá uma camada de proteção maior e a energia vai se dissipar, acometendo a musculatura antes do osso”.

Exercícios físicos diminuem o risco de fraturas ósseas


De acordo com Dr. Medeiros, além da musculação, outros exercícios também podem servir como estímulo à formação da massa óssea. Os movimentos de uma simples caminhada, por exemplo, já contribuem para o aumento da densidade dos ossos, mesmo que em menor intensidade. O mais importante é não ficar parado, já que o sedentarismo prejudica os ossos.

No entanto, é preciso observar com cuidado o tipo de atividade escolhida. “De maneira geral, é bom evitar exageros. Modalidades de alto impacto devem ser evitadas e exercícios realizados de maneira inadequada também. Isso vale tanto para o ‘overtraining’, que acaba resultando em lesões, quanto para exercícios sem alongamento prévio”, alerta o ortopedista.

Dr. Rodrigo Serikawa de Medeiros é ortopedista e traumatologista, formado em Medicina pela Universidade de São Paulo e atua em Londrina (PR). CRM-PR: 26535

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como a musculação ajuda a aumentar a densidade dos ossos?"

Ivanete

Muito boa. .as informações que li aqui …..

Cuidados Pela Vida

Olá Ivanete. Obrigado!!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.