Reeducação física: saiba como a mudança de postura pode ser uma arma na prevenção da artrose de coluna


  • +A
  • -A

Engana-se quem pensa que artrose, atualmente mais conhecida como osteoartrite, é uma doença causada pela velhice. Movimentos repetitivos e má postura ao longo da vida também podem contribuir para o desenvolvimento da osteoartrite na coluna. “A doença é caracterizada pelo processo degenerativo da unidade vertebral (vértebra superior, disco e vértebra inferior)”, explica Dr. Jonas​ Lenzi de Araújo, especialista em Ortopedia e Traumatologia. A mudança de hábitos e de postura é essencial para evitar os danos e para uma melhor qualidade de vida.

Entendendo mais sobre a osteoartrite de coluna

É um processo crônico, evolutivo, com fases específicas de disfunção, instabilidade e posterior estabilização. Na fase de estabilização formam-se os osteófitos, popularmente conhecidos como “bico de papagaio”. Pode ocorrer em qualquer segmento da coluna, porém é mais frequente na coluna cervical média e coluna lombar baixa. “A artrose da coluna pode se manifestar com maior degeneração no espaço onde se localiza o disco intervertebral ou nas facetas articulares. Quando o predomínio é de degeneração discal, podem surgir sintomas de hérnia de disco, como a dor do nervo ciático”, alerta o médico. A dor também pode irradiar para outras áreas do corpo, atingindo a cabeça, nádegas, ombros e coxas.

Como a mudança de postura e hábitos ajuda?

Parte significativa dos casos de osteoartrite na coluna tem causa genética, mas bons hábitos, como controle postural, prática regular de atividades físicas e dieta rica em nutrientes, são fundamentais para mitigar ou retardar os efeitos da doença. “Na coluna, estudos mostram que a artrose tem influência genética de até 74%. Por essa influência genética, não há como impedir sua evolução”, explica Araújo. “A mudança postural equilibra a distribuição de cargas nos segmentos vertebrais. Hábitos alimentares saudáveis previnem o ganho de peso e fornecem ao organismo minerais importantes para a saúde da coluna”.

Atividades físicas são importantes, mas exigem cuidados

Atividades físicas são importantes para o reequilíbrio muscular. O objetivo é fortalecer e melhorar o alongamento da musculatura. “Além da força e elasticidade, a coordenação da contratilidade torna o movimento mais harmônico. Outro fator relacionado ao exercício físico é a produção do líquido responsável pela lubrificação e nutrição da cartilagem articular, o líquido sinovial”, explica o médico, que também recomenda que atividades de impacto, movimentos repetitivos de flexão e inclinação com carga devem ser evitadas.

 

Dr. Jonas​ Lenzi de Araújo é especializado em Ortopedia e Traumatologia​, e é cirurgião da Coluna Vertebral​, do Hospital VITA, em Curitiba​. ​CRM-PR: 23612

TAGS
artrose
dor-nas-costas
ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Reeducação física: saiba como a mudança de postura pode ser uma arma na prevenção da artrose de coluna"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.