Dona de casa recupera a mobilidade com tratamento contra artrose e osteoporose


  • +A
  • -A

Muitas pessoas sofrem com doenças que afetam os ossos e as articulações, o que exige a realização de tratamento específico para devolver a mobilidade e a qualidade de vida dos pacientes. Em alguns casos, um paciente pode ser diagnosticado com até mesmo mais de um problema. É o que aconteceu com a dona de casa Ana Marlene P., de 60 anos, que vive em Santa Cruz do Sul, RS.  

 

Sintomas incômodos e melhora

 


Após descobrir que tinha artrose e osteoporose, ela iniciou em 2011 um tratamento com o intuito de amenizar os sintomas, que a estavam incomodando bastante. Felizmente, de lá pra cá houve grande melhora no quadro. “Antes costumava sentir muitas dores no corpo e tinha inchaços, nos joelhos principalmente. Depois que comecei a tomar o remédio, esses sintomas diminuíram bastante”, diz a dona de casa.

Ana conta que conviver com as dores e com o inchaço era muito difícil, já que a dor atrapalhava nas tarefas do dia a dia, mesmo as mais simples. “Antigamente era complicado, pois o meu corpo não reagia da forma que eu queria. Eu não conseguia me movimentar bem, nem mesmo me abaixar direito”, explica.

 

Boa relação com médico e suplementação de cálcio

 


Hoje, com a dor da artrose sob controle, Ana faz ginástica e caminhadas, que foram recomendações médicas. “Essas práticas me ajudam bastante e me fazem sentir bem”, afirma. Ela enaltece ainda a relação que tem com a médica que a acompanha desde o início do tratamento. “Minha médica me orienta muito bem, me esclarece todas as dúvidas, não tenho do que reclamar”.   

Também como parte do tratamento para a osteoporose, a dona de também casa faz suplementação de cálcio para fortalecer os ossos. “O cálcio e a vitamina D são indicados para suplementação, diminuindo o risco de fraturas”, afirma o ortopedista e traumatologista Lucio Nakada. O ortopedista Paulo Eduardo Pileggi também endossa a importância da atividade física no tratamento: “O sedentarismo pode piorar a osteoporose. Atividades físicas regulares e exercícios físicos contra resistência, como a caminhada e a musculação, melhoram e ajudam na manutenção da qualidade óssea”.

 


Dr. Lucio Nakada
é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Dr. Paulo Eduardo Pileggi é ortopedista formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 124378

Foto: Shutterstock  

TAGS
calcio
ossos
osteoartrite
osteoporose
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Dona de casa recupera a mobilidade com tratamento contra artrose e osteoporose"

roseli

Achei bastante interessante o artigo, mas gostaria de saber qual o medicamento que a paciente vem usando, qual a dosagem, bem como suplemento (qual a marca do cálcio).

Mural da Gonzaga serafim de jesus

Gostei muito, só gostaria de saber uma coisa tenho artrose nos joelhos, o esquerdo tá começando a ficar um pouco gordo ou torto tem exercício para correção ou para não avançar, faço musculação.

Cecilia dalle

Essa ginástica é gratuita sou de São Paulo capital

Mauro

qual é o remédioutilizado para o tratamento da artroseobrigado

Adezir Nery

Tomo Réuquinol de 400mg, Bonecas e Dura. Mas continuo sentindo muitas dores nos joelhos. Só que a artrose não paralisou e continua atacando os dedos das mãos e pés. Quero saber se meu tratamento está coreto.

Asahel Vieira Cottas

Curtamente: É sempre ótimo ler os textos de Cuidados Pela Vida. São textos em excelente síntese, muito apropriados para o leigo que precisa se esclarecer.

Elizabeth

Bom saber que ela melhorou das dores, mas qual foi o remédio para a artrose do joelho que ela tomou? Eu também tenho e preciso urgente do remédio.

Cuidados Pela Vida

Olá Roseli, quando falamos em saúde, cada pessoa pode ter necessidades específicas, por isso sempre aconselhamos que os pacientes realizem uma consulta médica para que o doutor indique o melhor tratamento. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá, existem diversos tratamentos para artrose. Eu aconselho que você procure um médico ortopedista para que ele avalie o seu caso e indique o melhor tratamento. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Mauro, por recomendação da Anvisa não podemos prescrever medicamentos. Aconselho que você procure um médico que poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Adezir. O tratamento está correto, mas muitas vezes é preciso fazer ajustes. O ideal é que você retorno ao seu médico e indique os seus sintomas para que ele possa otimizar o seu tratamento.
Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Asahel. Obrigado pelos elogios. Esse tipo de feedback, além de nos motivar, indicam que estamos no caminho certo!! Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Elizabeth, somente um médico pode receitar medicamento. Aconselho que realize uma consulta para que, após exames, o médico lhe indique o melhor tratamento.
Abraços

estrela

ola, tenho inchaço nos tornozelos e dores. gostaria de saber qual e o remédio que ela tomou. obgd

Cuidados Pela Vida

Olá Estrela, não foi somente o medicamento que ela tomou. Foi a combinação de uma série de recomendações médicas. O correto é que você realize uma consulta médica para que possa receber o melhor tratamento para o seu caso.
Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.