Dona de casa recupera a mobilidade com tratamento contra artrose e osteoporose


  • +A
  • -A

Muitas pessoas sofrem com doenças que afetam os ossos e as articulações, o que exige a realização de tratamento específico para devolver a mobilidade e a qualidade de vida dos pacientes. Em alguns casos, um paciente pode ser diagnosticado com até mesmo mais de um problema. É o que aconteceu com a dona de casa Ana Marlene P., de 60 anos, que vive em Santa Cruz do Sul, RS.  

 

Sintomas incômodos e melhora

 


Após descobrir que tinha artrose e osteoporose, ela iniciou em 2011 um tratamento com o intuito de amenizar os sintomas, que a estavam incomodando bastante. Felizmente, de lá pra cá houve grande melhora no quadro. “Antes costumava sentir muitas dores no corpo e tinha inchaços, nos joelhos principalmente. Depois que comecei a tomar o remédio, esses sintomas diminuíram bastante”, diz a dona de casa.

Ana conta que conviver com as dores e com o inchaço era muito difícil, já que a dor atrapalhava nas tarefas do dia a dia, mesmo as mais simples. “Antigamente era complicado, pois o meu corpo não reagia da forma que eu queria. Eu não conseguia me movimentar bem, nem mesmo me abaixar direito”, explica.

 

Boa relação com médico e suplementação de cálcio

 


Hoje, com a dor da artrose sob controle, Ana faz ginástica e caminhadas, que foram recomendações médicas. “Essas práticas me ajudam bastante e me fazem sentir bem”, afirma. Ela enaltece ainda a relação que tem com a médica que a acompanha desde o início do tratamento. “Minha médica me orienta muito bem, me esclarece todas as dúvidas, não tenho do que reclamar”.   

Também como parte do tratamento para a osteoporose, a dona de também casa faz suplementação de cálcio para fortalecer os ossos. “O cálcio e a vitamina D são indicados para suplementação, diminuindo o risco de fraturas”, afirma o ortopedista e traumatologista Lucio Nakada. O ortopedista Paulo Eduardo Pileggi também endossa a importância da atividade física no tratamento: “O sedentarismo pode piorar a osteoporose. Atividades físicas regulares e exercícios físicos contra resistência, como a caminhada e a musculação, melhoram e ajudam na manutenção da qualidade óssea”.

 


Dr. Lucio Nakada
é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Dr. Paulo Eduardo Pileggi é ortopedista formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 124378

 

Foto: Shutterstock  

TAGS
calcio
ossos
osteoartrite
osteoporose
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dona de casa recupera a mobilidade com tratamento contra artrose e osteoporose"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.