De que forma a fisioterapia pode auxiliar no combate à osteoporose?


  • +A
  • -A

O combate à osteoporose é importante para garantir que um indivíduo esteja protegido contra os efeitos e complicações da doença, como as fraturas ósseas, e mantenha sua qualidade de vida ao envelhecer. Nesse sentido, a prática de exercícios físicos é um dos maiores aliados, já que se trata de uma forma eficaz de prevenir e tratar a osteoporose.

Corpo em movimento

A prática regular de atividades físicas auxilia na fixação de cálcio no osso, além de ajudar a preservar os movimentos e o equilíbrio, fundamentais para evitar quedas que provoquem fraturas. Entre os exercícios, a fisioterapia é um dos mais indicados pela amplitude de seus benefícios. “Ela pode auxiliar no combate à osteoporose, manter o condicionamento físico, muscular, articular e cardiovascular de forma adequada”, afirma o ortopedista Eduardo Vieira.

A fisioterapia é um método de prevenção e também de tratamento. Ela fornece ao praticante mais flexibilidade e força muscular, principalmente por meio de exercícios com resistência, que levam a uma musculatura adequada. Caso a fisioterapia não seja uma prática acessível ao paciente, é possível se consultar com um educador físico para avaliar outros tipos de atividades que ajudem a proteger contra a osteoporose.

As melhores opções

É importante que os exercícios sejam feitos ao ar livre e, de preferência, sem diminuir o efeito da gravidade. “Hidroginástica e natação não ajudam muito no tratamento de osteoporose porque é a gravidade que faz com que haja deposição maior de cálcio nos ossos”, explica o ortopedista. Eles são bons exercícios, porém mais indicados para quem sofre com o desgaste das articulações.

Além da prática regular de atividade física, controlar doenças que facilitem o desenvolvimento da osteoporose e evitar o consumo excessivo de álcool, café e cigarro são atitudes importantes. Dr. Vieira também destaca a necessidade de tomar sol com frequência, já que a vitamina D precisa dos raios ultravioletas para ser ativada na pele.

Dr. Eduardo Luís Cruells Vieira é ortopedista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelhos (SBCJ) e atende em Sorocaba (SP). CRM-SP: 90345

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "De que forma a fisioterapia pode auxiliar no combate à osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.