Existe alguma hora do dia ideal para consumir cálcio?


  • +A
  • -A

O cálcio é um dos nutrientes mais importantes para o corpo humano e seu bom funcionamento. Ele é adquirido por meio da alimentação e atua na prevenção contra doenças, além de regular o metabolismo e participar da formação de tecidos. “O cálcio é um elemento fundamental, assim como o magnésio e o fósforo, já que garante força e resistência aos ossos”, afirma a nutricionista Giovana Morbi.

Parte do dia a dia

O baixo consumo de cálcio pode favorecer o desenvolvimento de osteoporose, principalmente nas mulheres. De acordo com Giovana, existe uma quantidade diária ideal para cada pessoa varia, mas entre as crianças, os valores costumam ficar em, pelo menos, três porções de produtos lácteos por dia.

O horário do consumo desses produtos, no entanto, não é relevante. “É importante chegar ao fim do dia com a recomendação de cálcio alcançada por meio da alimentação ou de suplementos dietéticos, mas não há hora específica para isso”, esclarece Giovana. Para que o cálcio seja aproveitado pelo corpo, é necessário consumir também vitamina D, pois ele só é absorvido na presença dessa substância.

O cálcio na alimentação

“O cálcio não é encontrado apenas em laticínios, como muitos pensam. É possível obter esse nutriente com uma alimentação que possua hortaliças, leguminosas, oleaginosas e sementes”, explica a nutricionista. A variedade de alimentos é grande e vai desde o brócolis, o nabo e o espinafre, até o feijão branco e gergelim, garantindo uma boa absorção do nutriente.

No entanto, algumas substâncias atrapalham o uso do cálcio pelo corpo, barrando sua absorção. São o ácido oxálico ou oxalato e o ácido fítico, também conhecido como fitato. O oxalato é encontrado em maior quantidade na beterraba e na acelga, enquanto o fitato está disponível em grãos de cereais integrais e alimentos ricos em amido. Para reduzir a quantidade de fitato, Giovana recomenda deixar os grãos de molho entre 12 a 24 horas e cozinhá-los em outra água.

Dra. Giovana Morbi é formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076 – http://www.giovanamorbi.com.br/

TAGS
calcio
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existe alguma hora do dia ideal para consumir cálcio?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.