AchèAchè
    search
    Título

    Quais exercícios são indicados para fortalecer as articulações do punho?

    Uncategorized

    Por

    As articulações localizadas nos punhos são bastante solicitadas para a realização de diversos movimentos, como lavar louça, dirigir, escrever e até mesmo usar o computador, muitas vezes repetidos inúmeras vezes ao longo do dia. Por isso, as articulações desta área são muito suscetíveis ao desgaste, mas alguns exercícios podem ajudar a fortalecê-las e evitar o surgimento de lesões e doenças ósseas.

    Alongamentos e exercícios de rotação ajudam a evitar lesões nos punhos


    “A prevenção de lesões nos punhos é realizada principalmente por meio de exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura dos punhos. Uma musculatura alongada e forte é menos propensa a sofrer lesões”, explica a reumatologista Angélica de Carvalho. Entre as opções estão o exercício de girar o punho segurando uma bolinha e de apoiar e esticar as mãos sobre uma mesa.

    Não é só a realização do exercício que é importante, mas também a realização corretamente. “Qualquer articulação sobrecarregada de maneira errada pode sofrer com dores e até desgastes precoces. Temos de encontrar exercícios que não sobrecarreguem mais a articulação do punho, que já é bastante utilizada”, alerta o ortopedista Mauricio Raffaelli.

    Fazer pausas durante o trabalho evita sobrecarregar as articulações dos punhos


    Os exercícios devem ser de intensidade e amplitudes leves e associados a medidas capazes de proteger as articulações, como dividir o peso carregando os objetos com as duas mãos. Quem trabalha com digitação ou trabalhos manuais deve fazer pausas durante atividades que duram mais de uma hora para evitar dores e lesões nos tendões e nas articulações.

    No caso de doenças inflamatórias, existe a necessidade de combinar exercícios à medicação para aliviar as dores nas articulações das mãos. “A avaliação e o acompanhamento de um médico são necessários, principalmente se há processo inflamatório, como na tendinite e nas artrites”, aconselha Angélica.

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes