Quais exercícios podem ajudar no fortalecimento das articulações das mãos?


  • +A
  • -A

Fortalecer as articulações das mãos é uma importante medida para diminuir as dores e outros sintomas típicos de doenças ósseas, como é o caso da osteoartrite (artrose) e da artrite reumatoide, além de prevenir contra seu desenvolvimento. Em alguns pacientes, o problema pode se tornar tão grave que acaba impedindo a movimentação das mãos e dos punhos e, portanto, a realização de atividades do dia a dia.

Musculação e pilates fortalecem as articulações


Praticar exercícios físicos regularmente é uma atitude que pode ajudar a proteger as articulações das mãos. “Para fortalecer, os mais indicados são a musculação, o pilates e a fisioterapia, sempre orientados por um profissional. Exercícios específicos com bolinhas macias também ajudam”, afirma o ortopedista Paulo Marcel Yoshii.

O alongamento é outro aliado importante, especialmente, se realizado várias vezes ao dia. Faça pequenas pausas ao longo do trabalho e dos estudos para movimentar o corpo, já que o uso aumenta a lubrificação e, consequentemente, a proteção das articulações e diminui as dores. Até mesmo simples massagens podem ser benéficas.

Uso constante do celular provoca dores nas articulações das mãos


Por outro lado, alguns hábitos podem prejudicar a saúde e aumentar o desconforto em pacientes. “Movimentos repetitivos, como o uso exagerado de smartphones, laptops e tablets são os vilões das articulações das mãos. A utilização dos dedos em excesso força as articulações e isso favorece o aparecimento e o aumento das dores durante o dia”, explica o médico.

Além do alongamento, Yoshii também indica o uso de compressas de água morna ao fim do dia, que ajudam a combater e amenizar as dores, principalmente para quem usa bastante os dedos no trabalho, em funções que demandam alta repetição. E o principal seria o intervalo com repouso entre os períodos de atividades com as mãos, como quem trabalha com computadores. É recomendado parar durante 10 minutos a cada hora trabalhada.

Dr. Paulo Marcel Yoshii é ortopedista, traumatologista e especialista em Cirurgia da Mão e atua em Londrina (PR). CRM-PR: 18504

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais exercícios podem ajudar no fortalecimento das articulações das mãos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.