O esforço repetitivo pode causar artrose nos dedos e nas mãos?


  • +A
  • -A

A artrose é um problema que atinge as articulações do corpo, causando o desgaste da cartilagem responsável por seu revestimento e podendo levar a alterações nos ossos das regiões atingidas. A condição também é chamada de osteoartrite e tende a comprometer progressivamente o corpo.

Ator coadjuvante

Existem diversas causas para a artrose. O esforço repetitivo, como digitar no computador ou tocar um instrumento, fazem aumentar as chances de ter a doença, mas não é capaz de provocar seu surgimento sozinho. “O esforço repetitivo pode ser um dos fatores coadjuvantes, mas geralmente, o paciente tem uma predisposição genética para desenvolver a artrose”, afirma o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

O esforço repetitivo é, muitas vezes, classificado como uma questão relacionada ao trabalho, em que o organismo não está adaptado à realização de uma tarefa, mas também pode ser resultado de uma atividade de lazer. São movimentos executados repetidamente a ponto de causar lesões e sobrecargas nos músculos e nos ossos.

Para evitar as lesões

Mesmo que não seja uma causa imediata da artrose, é importante eliminar esse fator de risco por meio da prevenção. “A prevenção é possível conforme o caso como, por exemplo, usar equipamentos de proteção adequados, como luvas especiais em trabalhadores que usam britadeiras”, alerta o médico. Devem ser realizados turnos de trabalhos com menor duração e alternados com períodos de descanso ou execução de outras atividades.

Para quem passa o dia em escritórios, a postura na mesa de trabalho é fundamental para evitar lesões causadas pelo esforço repetitivo. Mantenha a coluna totalmente encostada na cadeira, os pés apoiados no chão e deixe o monitor abaixo da linha de visão. Além disso, faça pausas ao longo do expediente para beber água, movimentar o corpo e descansar os dedos da digitação.  

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos é ortopedista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua em Osasco e São Paulo. CRM-SP: 33269

TAGS
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O esforço repetitivo pode causar artrose nos dedos e nas mãos?"

undefined

Tenho tendinite e burcite nos exames de ultrasom deu astrose posso entrar com ima ação judicial depois de já ter ganho uma causa de tendinite e burcite.

Cuidados Pela Vida

Olá, existem diversas causas para a artrose. O esforço repetitivo, como digitar no computador ou tocar um instrumento, fazem aumentar as chances de ter a doença, mas não é capaz de provocar seu surgimento sozinho. Ao realizar uma consulta com o médico do trabalho, ele poderá te orientar em como proceder no seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.