As dores nas articulações ficam mais fortes no frio?


  • +A
  • -A

Muitas pessoas que vivem com dores nas articulações, geralmente por apresentarem um quadro de artrose, reclamam que em períodos mais frios o incômodo piora. Apesar de não haver embasamento científico que corrobore completamente tal situação, existem argumentos que ajudam a entendê-la.

Explicações para a relação entre frio e dor articular


“Uma possível explicação é que no frio existe uma vasoconstrição generalizada, o que reduz o aporte de sangue para as articulações, gerando sensação de desconforto local. Porém, não existe evidência científica firmada para explicar tal fenômeno”, comenta o ortopedista e traumatologista Guilherme Falótico.

A redução da temperatura promove também o espasmo muscular, que é a contratura prolongada e involuntária. Isso causa o aumento da compressão da articulação doente. Além disso, o frio torna o tempo de reação muscular mais lento, o que acarreta na redução do seu efeito de proteção articular durante o movimento.

Métodos para evitar a dor articular no frio


Independentemente da explicação, a temperatura mais baixa traz desconforto e os pacientes com artrose precisam achar maneiras de amenizar a sensação e tratar a doença. “Manter-se bem aquecido e realizar atividades físicas de baixo impacto, visto que o exercício aumenta o aporte sanguíneo nos músculos e articulações, são boas opções para evitar a dor articular no frio”, recomenda o profissional.

Realizar aquecimento antes dos treinos é uma medida essencial para quem tem artrose e no frio se torna ainda mais importante. Colocar compressas quentes nos músculos adjacentes aos pontos de dor é outra medida legal, pois previne o espasmo e melhora a função muscular. “Além do frio, contribuem para tornar as dores articulares mais fortes, fatores como: doenças reumáticas e ortopédicas, sobrepeso/obesidade e fraqueza muscular periarticular”.

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). CRM-SP: 128925

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-nas-costas
dor-no-joelho
dores-no-corpo
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "As dores nas articulações ficam mais fortes no frio?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.