Dor nas articulações: O que fazer quando esse sintoma se torna frequente?


  • +A
  • -A

A dor nas articulações é uma sensação bastante incômoda e que pode atrapalhar diversas atividades do dia a dia, sejam elas ligadas aos estudos, lazer ou trabalho. A dor tende a se tornar mais frequente e grave com o tempo, especialmente por causa de algumas doenças típicas da terceira idade.

 

Dor nas articulações pode ser sintoma da osteoartrite

 


O primeiro passo para se livrar do problema é buscar ajuda médica para um diagnóstico correto. “Uma causa frequente de dor articular, especialmente em pacientes idosos, é a osteoartrite, cujo tratamento inicial tem por objetivo o controle do peso, o uso de medicações condroprotetoras e a realização de exercícios físicos de baixo impacto articular“, afirma o ortopedista Guilherme Falótico.

A mudança de alguns hábitos pode ser um fator que ajuda na diminuição da dor. “Problemas de postura são causas frequentes de dores articulares, especialmente na coluna vertebral. Outra causa frequente de sobrecarga articular é a realização de exercícios físicos de forma inadequada e sem orientação”, explica o profissional.

 

Alongamentos podem diminuir dor nas articulações

 


Bolsas de água gelada sobre a área dolorida também podem ajudar a amenizar o desconforto. Massagens e alongamentos também são indicados para relaxar os músculos e trabalhar a flexibilidade do corpo. É importante também evitar permanecer em uma mesma posição durante muito tempo.

Além da osteoartrose, que também é conhecida como artrose e osteoartrite, existem outros problemas de saúde que podem provocar dor nas articulações. Entre eles, estão a bursite e doenças como lúpus, gota e artrite reumatoide. O sintoma pode surgir acompanhado de queimação, rigidez e inflamação da região afetada.

 

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). CRM-SP: 128925

 

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dor nas articulações: O que fazer quando esse sintoma se torna frequente?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.