É possível desenvolver osteoporose mesmo consumindo as doses recomendadas de cálcio?


  • +A
  • -A

Essencial para a construção e manutenção dos ossos e dentes, o cálcio deve ser reposto no corpo humano por meio da ingestão das quantidades adequadas de certos alimentos desde a infância.

Um adulto saudável precisa de 1.000mg diários de cálcio, que podem ser alcançados com três copos de leite, por exemplo. Uma criança ou gestante precisa de 1.300mg por dia. Já entre idosos, a dose pode ser de 1.200 mg. Entre as principais fontes de cálcio, além do leite, estão iogurtes, queijos, brócolis e amêndoas.

O que provoca a osteoporose?

Quando o cálcio falta nas quantidades certas no corpo, ele pode causar a diminuição da massa óssea, resultando na osteoporose. A idade e a menopausa também podem influenciar no aparecimento e evolução da doença. “A osteoporose provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio e pode provocar fratura”, explica o ortopedista Lucio Nakada. 


Entretanto, mesmo ingerindo as doses recomendadas de cálcio, é possível desenvolver a osteoporose, já que a doença tem algum componente genético e a absorção de cálcio no organismo pode ser prejudicada por hábitos como o tabagismo e alcoolismo. Além disso, alguns alimentos e bebidas podem prejudicar a absorção de cálcio, como o café, refrigerantes e até mesmo sal e proteínas em excesso.

Vitamina D é essencial para ajudar na absorção

O corpo humano tem um limite para a absorção de cálcio à cada refeição, por isso, a ingestão deve ser distribuída ao longo do dia. A carência de vitamina D, essencial para ajudar na absorção do cálcio, também pode atrapalhar. Para prevenir a osteoporose é indicado aumentar o consumo de alimentos ricos no mineral ou suplementos de cálcio com vitamina D associada. Tomar sol e praticar exercícios também ajudam”, recomenda o ortopedista. Em alguns casos, existem medicações que aumentam a mineralização óssea e podem ajudar a reverter a osteoporose.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

TAGS
alimentacao
calcio
ossos
osteoporose
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível desenvolver osteoporose mesmo consumindo as doses recomendadas de cálcio?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.