Como é o processo de recuperação de uma fratura em uma pessoa com osteoporose?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença metabólica mais comum do que se pensa e costuma afetar pessoas acima dos 50 anos. “É a diminuição da densidade mineral dos ossos decorrente, em geral, da faixa etária ou de distúrbios hormonais que influenciam o metabolismo ósseo”, afirma o ortopedista Roberto Ranzini.

Como surge uma fratura

A redução da massa óssea promove um enfraquecimento da estrutura do osso, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de fraturas por traumas de menor intensidade. Atos simples do dia a dia, como abaixar para pegar um objeto do chão, chutar o pé da mesa ou tropeçar e cair podem gerar uma fratura.

Os locais mais propícios a fraturas causadas pela osteoporose são os pés, os punhos, a coluna e a região do quadril. No caso de uma fratura, o médico especialista pode receitar o uso de medicamentos analgésicos e reposição de cálcio, hormônios e vitamina D para fortalecer os ossos.

A recuperação de uma fratura

Também são indicadas sessões de fisioterapia e, no caso de fraturas na coluna, uso de coletes. Quando o paciente reclama de dores intensas ou quando a dor não melhora durante o processo de recuperação, o médico pode submetê-lo à vertebroplastia ou cifoplastia, procedimentos que inserem cimento ortopédico dentro do osso para corrigir o problema.

“Qualquer fratura pode deixar sequelas. Ela dependerá da gravidade e da forma de tratamento, mas não da osteoporose”, afirma Ranzini. Mesmo depois que a fratura for tratada, o indivíduo deve continuar a tomar os devidos cuidados com a osteoporose, porque novos problemas podem surgir em outros ossos por causa da doença.

Dr. Roberto Ranzini é ortopedista, especialista em medicina esportiva e atua em São Paulo. CRM-SP: 70975

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como é o processo de recuperação de uma fratura em uma pessoa com osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.