O consumo de cálcio traz benefícios para pacientes que já possuem osteoporose?


  • +A
  • -A

O mineral mais importante na composição do esqueleto humano é o cálcio. Ele é adquirido por meio da alimentação e está presente, principalmente, no leite e em produtos derivados. A deficiência de cálcio no corpo é uma das maiores causas para a osteoporose e seu consumo deve ser incentivado desde a infância e continuado até mesmo na velhice.

O consumo não pode parar

Uma das principais formas de tratamento para a doença é o consumo de cálcio e vitamina D, suprindo a carência do organismo por essas substâncias. “O cálcio e a vitamina D são indicados para suplementação, diminuindo o risco de fraturas”, afirma o ortopedista e traumatologista Lucio Nakada.

Como a osteoporose não tem cura, o tratamento foca em retardar a perda de massa óssea e evitar a ocorrência de fraturas nos ossos. Em alguns pacientes, é possível até mesmo anulá-la. O cálcio é fundamental nesse processo e deve ser consumido até mesmo por quem já possui a doença estabelecida.

Para um tratamento eficaz

Para resultados mais eficientes, é recomendado associar uma dieta rica em cálcio à exposição segura à luz solar. “É necessário entrar em contato com o sol, pois o cálcio e a vitamina D são melhores fixados ao osso quando há exposição ao sol”, afirma o ortopedista Paulo Pileggi.

Além disso, é importante praticar exercícios físicos. Manter o corpo parado não ajuda no combate à osteoporose, como explica Pileggi: “O sedentarismo pode piorar a osteoporose. Atividades físicas regulares e exercícios físicos contra resistência, como a caminhada e a musculação, melhoram e ajudam na manutenção da qualidade óssea.”

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Dr. Paulo Eduardo Pileggi é ortopedista formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 124378

TAGS
alimentacao
calcio
ossos
osteoporose
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O consumo de cálcio traz benefícios para pacientes que já possuem osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.