Baixa absorção de cálcio: Quais são as principais causas?


  • +A
  • -A

A absorção plena do cálcio é de extrema importância para a saúde do corpo, já que esse mineral atua na transmissão de impulsos nervosos, na secreção de hormônios, na coagulação sanguínea e até mesmo na contração muscular. Além disso, o cálcio tem papel fundamental na formação e manutenção dos dentes e do esqueleto ao longo de toda a vida, sendo crucial na prevenção da osteoporose.

 

Desequilíbrios hormonais podem resultar na baixa absorção de cálcio

 


Fatores que dificultam a absorção de cálcio no corpo podem diminuir a quantidade do mineral no sangue, uma condição chamada hipocalcemia. “A hipocalcemia ocorre normalmente quando muito cálcio é perdido na urina, suor e fezes, ou quando quantidade insuficiente de cálcio é movida dos ossos para o sangue”, afirma a nutricionista Bruna Fedrigo.

Entre as causas da hipocalcemia estão a baixa concentração de hormônios da paratireoide, pancreatite e disfunção renal. A baixa absorção de cálcio também está relacionada à falta de vitamina D, fósforo e magnésio ou ao excesso de outros nutrientes, como o ferro, e exames pedidos por um profissional podem constatar se a causa do problema está na alimentação ou se é um sintoma de alguma doença ou disfunção.

 

Ferro e cafeína podem atrapalhar absorção de cálcio

 


De acordo com Bruna, para que o cálcio seja absorvido de forma eficiente, é importante que ele seja ingerido sem alimentos que contenham cafeína, ferro, proteínas e sal em excesso, além de chocolates e refrigerantes. “Esses nutrientes impedem a fixação do cálcio nos ossos, assim como os fitatos e oxalatos presentes em muitos vegetais, como o feijão e o espinafre. Por isso é importante ingerir alimentos fontes de cálcio da forma mais variada possível”, explica a nutricionista.

Uma concentração extremamente baixa de cálcio pode causar formigamento, geralmente nos lábios, língua, dedos e pés, dores musculares, espasmos musculares e da garganta, levando a dificuldades na respiração. Pouco cálcio no organismo também pode provocar, segundo a especialista, convulsões, arritmias e sintomas psicológicos, como confusão mental, perda de memória, delírios e até depressão.

 

Dra. Bruna Fedrigo é nutricionista e atua no Instituto de Videoartroscopia, Ortopedia e Traumatologia de Londrina (PR). CRN-PR: 810857

 

Foto: Shutterstock

 

TAGS
alimentacao
calcio
ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Baixa absorção de cálcio: Quais são as principais causas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.