Qual é a importância das atividades físicas para a saúde das articulações?


  • +A
  • -A

A prática de atividades físicas é fundamental na rotina de qualquer pessoa, pois garante diversos benefícios à saúde. Corrida e ciclismo, por exemplo, ajudam a combater doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, osteoporose, depressão, dentre outras. No entanto, muitos acreditam que isso possa sobrecarregar as articulações devido ao desgaste das cartilagens causado pelo impacto dos exercícios, especialmente nos membros inferiores.

Prática de exercícios físicos em benefício das articulações

No entanto, a prática de atividades físicas supervisionadas por um especialista traz benefícios indiscutíveis para a saúde, tanto das articulações quanto em geral. “Estudos recentes têm demonstrado que a grande maioria dos exercícios aeróbicos são seguros para as articulações, tanto em jovens quanto em indivíduos mais velhos, desde que executados corretamente”, explica o ortopedista Dr. Vinícius Magno.

O médico não se limita a dizer que problemas articulares como a artrose não são fatores impeditivos para a prática de atividades físicas. Ele vai além ao dizer que o que ocorre é justamente o contrário. “A artrose pode até ser agravada em articulações cuja musculatura atuante é fraca e destreinada, mas de um modo geral o exercício é fundamental para a articulação que sofre com processos degenerativos comuns ao envelhecimento”.

Vitamina C e rosa silvestre são recomendados


Para evitar o desgaste da cartilagem é recomendado o consumo de vitamina C, pois esta é responsável pela síntese do colágeno, substância que existe não apenas na cartilagem, mas também na pele e nos ossos, e que contribui com o processo de cicatrização de diferentes tecidos. “Níveis normais desta vitamina são fundamentais para a saúde articular, especialmente a daqueles que praticam atividades físicas que sobrecarregam as articulações”.

Uma maneira interessante de se obter a vitamina C é através da rosa silvestre, uma planta nativa da Europa cujos frutos concentram grande quantidade do nutriente. “Diversos alimentos industrializados já são encontrados no mercado contento a rosa silvestre, como chás, sopas e geleias. Algumas formulações preparadas com o fruto moído da planta também já estão sendo comercializados em apresentações farmacêuticas de cápsulas e comprimidos”.

Dr. Vinícius Magno é ortopedista especialista em patologias da coluna vertebral e pesquisador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Também é Coordenador da Residência em Ortopedia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. CRM 52 84759-3.

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
dor-nas-pernas
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a importância das atividades físicas para a saúde das articulações?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.