Artrose: Terapias podem aliviar as dores dos pacientes?


  • +A
  • -A

Inchaço, rigidez, sensação de calor e dores nas articulações são os principais sintomas da artrose. A doença também é conhecida como osteoartrose e osteoartrite e afeta a cartilagem que reveste as articulações, podendo dificultar a movimentação do corpo. Procurar tratamento para a artrose é importante para aliviar as dores causadas pela doença, já que a tendência é que o quadro piore com o passar do tempo.

Fisioterapia alivia a dor da artrose


Diversas terapias podem ajudar a reduzir a dor da artrose. “Fisioterapia pode ajudar muito com a melhora da dor diretamente, além da possibilidade de melhora da musculatura que também faz com que a dor diminua”, explica o ortopedista Rodrigo Medeiros. Terapias ocupacionais devem ser consideradas, para que o paciente consiga realizar atividades do dia a dia com mais facilidade, mesmo com a doença.

Segundo o especialista, cada articulação afetada pela artrose deve receber um tratamento específico. Em cada caso, é possível combinar diferentes abordagens, visando resultados mais eficientes. Junto às terapias, o médico pode receitar medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, além de recomendar mudanças no estilo de vida do paciente. Além disso, existem produtos voltados para a proteção da cartilagem que reveste as articulações, os chamados condroprotetores, que ajudam a desacelerar o processo de desgaste.

Infiltrações e cirurgias podem ser necessárias no tratamento da artrose


Dr. Medeiros defende ainda recorrer a infiltrações. “Atualmente, o uso do ácido hialurônico tem demonstrado bons resultados. As aplicações dessa substância costumam melhorar a dor por até um ano, podendo ser reaplicado sempre que necessário”, afirma o ortopedista. O ácido hialurônico é produzido naturalmente nas articulações e atua como uma espécie de amortecedor e lubrificante.

Se nenhuma das medidas de tratamento funcionar adequadamente, é possível que o paciente precise recorrer a uma cirurgia chamada de artroplastia, que substitui partes danificadas da articulação por próteses. Segundo o médico, o procedimento ajuda a corrigir deformidades e a garantir resultados duradouros, com a melhora da dor e da qualidade de vida por muitos anos. 

Dr. Rodrigo Serikawa de Medeiros é ortopedista e traumatologista, formado em Medicina pela Universidade de São Paulo e atende em Londrina (PR). CRM-PR: 26535

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Artrose: Terapias podem aliviar as dores dos pacientes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.