Artrose na mão e pulso: rotina de exercícios que você pode fazer se prevenir


  • +A
  • -A

A prática regular de atividades físicas é um dos pilares do tratamento e da prevenção da artrose. A doença, também conhecida como osteoartrite e osteoartrose, desgasta a cartilagem e as articulações, estruturas que compõem o esqueleto e que permitem que o corpo se movimente com precisão e sem dores.

Algumas atitudes no dia a dia colaboram para o surgimento da doença, como é o caso de funções e profissões que utilizam as articulações de maneira repetitiva. “Como todo processo de desgaste por uso, a realização de movimentos repetitivos pode evoluir para artrose nas mãos e nos punhos”, explica o ortopedista Mauricio Raffaelli, que complementa que o grau e a velocidade do desgaste dependem ainda de outros fatores.

Pausas de 10 minutos durante o trabalho ajudam a prevenir a artrose

 

A adoção de alguns hábitos simples pode impedir o surgimento da artrose. “Acredita-se que a interrupção na realização dos movimentos repetitivos por dez minutos a cada duas horas de trabalho previne o quadro de artrose”, recomenda o profissional. Outro benefício dessa atitude é a prevenção da tendinite nas mãos e nos punhos, uma inflamação que provoca dores.

Para impedir o desenvolvimento da artrose, é importante evitar a sobrecarga das articulações. Movimentos simples, como dobrar e esticar o punho e os dedos lentamente e repetidamente e realizar movimentos nos punhos são alguns exemplos. Atividades diárias que não usam excessivamente as articulações também são benéficas, como tricô e crochê.

Musculação e natação evitam casos de artrose

 

Exercícios que promovem o fortalecimento dos músculos e a resistência sem causar prejuízos às articulações, como é o caso da musculação, também devem ser praticados. A hidroginástica e a natação são outros exemplos de atividades que ainda ajudam a relaxar e a aumentar a flexibilidade do corpo.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Artrose na mão e pulso: rotina de exercícios que você pode fazer se prevenir"

Nair

Sobre a informação de exercícios preventivos para artrose, seria mais interessante se houvesse um link para um vídeo demonstrando o exercícios. Fica a sugestão.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.