AchèAchè
    search
    Título

    Preparação para os exercícios: o alongamento pode ser usado como uma prevenção do desgaste nas articulações?

    Uncategorized

    Por

    As articulações são conexões estabelecidas entre os ossos e revestidas por cartilagem. São partes fundamentais para o organismo porque possibilitam a movimentação do corpo. Essas estruturas requerem cuidados especiais porque sofrem com um desgaste natural ao longo dos anos, que pode se acentuar durante a velhice e afetar a qualidade de vida.

    A prática de exercícios físicos é recomendada por todos os médicos para combater diversas doenças e para nutrir a cartilagem que reveste as articulações. Segundo o ortopedista Roberto Ranzini, no entanto, “toda atividade física de impacto provoca um aumento do desgaste das articulações, assim como todo o aparelho locomotor está exposto a lesões por traumas diretos ou indiretos”.

    Benefícios para os músculos, articulações e cartilagens

    Os alongamentos podem trazer benefícios indiretos para as articulações, uma vez que previnem contra o encurtamento dos músculos e uma possível pressão na cartilagem exercida pelos exercícios físicos. “O alongamento muscular melhora o fluxo sanguíneo e, consequentemente, o fortalecimento dos músculos, medida mais importante para proteção articular e óssea”, afirma Ranzini. De acordo com o ortopedista, o alongamento ainda mantém a amplitude dos movimentos articulares, que tendem a diminuir com o passar dos anos.

    Na luta contra o desgaste das articulações e das cartilagens, a alimentação rica em colágeno entra como importante aliada. O colágeno é uma proteína que atua no funcionamento e manutenção da cartilagem e permite que os ossos façam os movimentos corretamente. Sem as cartilagens, a articulação se desgastaria com mais facilidade.

     

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes