Além dos remédios, há exercícios que podem ajudar os pacientes com osteoartrite?


  • +A
  • -A

Doença que provoca a degeneração das articulações, a osteoartrite pode levar a deformações na estrutura óssea das regiões afetadas. Sua instalação é lenta e os sintomas podem levar até anos para surgir. O tratamento deve ser iniciado assim que o paciente receber o diagnóstico, já que as complicações da doença podem demandar cirurgias e causar a redução da mobilidade do indivíduo.

Os melhores tipos de exercícios


Além do uso de medicamentos, o tratamento da osteoartrite passa necessariamente pelo combate ao sedentarismo. “A prática de exercícios físicos melhora a qualidade de vida. A fisioterapia e a reabilitação são interessantes para impedir que as articulações fiquem rígidas e para mantê-las funcionando normalmente”, explica o ortopedista Eduardo Vieira.

O médico afirma ainda que exercícios na água e exercícios leves de carga também produzem benefícios para pacientes com osteoartrite. Eles permitem desenvolver um bom condicionamento físico sem provocar impactos nas articulações. A musculação, por sua vez, ajuda a fortalecer os músculos e trabalha a postura.

Esteja sempre acompanhado


É importante que cada paciente realize as atividades físicas sob a supervisão de um profissional capacitado. Se feitos erroneamente, os exercícios podem atrapalhar o tratamento. “Se as articulações forem sobrecarregadas demais, principalmente durante uma inflamação, os exercícios podem causar dor e trazer mais prejuízos que melhoras dos sintomas”, destaca Vieira.

Segundo o ortopedista, é preciso que essas atividades sejam feitas junto ao tratamento medicamentoso e a outras medidas. O paciente deve diminuir o processo inflamatório para somente depois iniciar a prática de exercícios – alguns deles não são recomendados. O especialista, por exemplo, diz que não recomenda que pessoas com osteoartrite façam atividades que envolvam corridas e saltos.

Dr. Eduardo Luís Cruells Vieira é ortopedista, membro da Associação Brasileira de Cirurgia de Joelhos (SBCJ) e atende em Sorocaba (SP). CRM-SP: 90345

TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Além dos remédios, há exercícios que podem ajudar os pacientes com osteoartrite?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.