Baixinho magrinho: Entenda a cirurgia que Romário fez para controlar diabetes


  • +A
  • -A

Se você acompanha notícias de esporte e de celebridades, deve ter visto que Romário está mais magro. O jogador descobriu há cerca de seis anos que é portador de diabetes tipo 2 e decidiu passar por uma cirurgia ainda não aprovada pelo Conselho Federal de Medicina para perder peso no fim de 2016, depois que seu índice glicêmico chegou a 400, um nível considerado extremamente alto.

Cirurgia feita por Romário ainda é considerada experimental


O procedimento é chamado de
interposição ileal e reposiciona a parte final do intestino delgado, o íleo, entre o duodeno e o jejuno, no início do intestino delgado e mais próximo ao estômago. “É realizada também a gastrectomia vertical, em que parte do estômago é retirada, o que altera o padrão de liberação de hormônios ligados à saciedade e ao controle dos níveis glicêmicos”, explica a endocrinologista Daniele Zaninelli.

A cirurgia costuma levar à perda de peso e melhora o controle do diabetes. No Baixinho, a cirurgia resultou na perda de 10kg em cerca de 45 dias. No entanto, a técnica ainda está em fase de estudos. “A interposição ileal ainda não foi aprovada pelo Conselho Federal de Medicina porque os estudos ainda não trouxeram resultados definitivos quanto à sua eficácia, segurança e aplicabilidade em longo prazo”, afirma a especialista.

Tratamento cirúrgico para diabetes deve ser a última opção


O procedimento experimental pode ser realizado por equipes médicas que trabalham em centros de pesquisa, seguindo critérios específicos. De acordo com Daniele, a cirurgia apresenta um grau maior de dificuldades técnicas, o que pode ser associado a um aumento no risco de complicações.

A médica diz que, apesar de se observar uma melhora no controle do diabetes em muitos casos, a doença pode voltar a se manifestar ao longo do tempo e o paciente pode ganhar peso novamente. Para ela, antes de optar pelo tratamento cirúrgico, é preciso esgotar todas as possibilidades de tratamento clínico.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

Foto: Reprodução/Instagram (@romariofaria)

TAGS
diabetes
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Baixinho magrinho: Entenda a cirurgia que Romário fez para controlar diabetes"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.