Quem tem diabetes vive menos? Médico tira dúvida sobre a doença!


  • +A
  • -A

O diabetes é uma doença crônica comum entre os brasileiros, mas que sempre gera questionamentos nos pacientes que recebem o diagnóstico e em suas famílias. Um deles é se a doença afeta de alguma forma a expectativa de vida. A resposta é uma boa notícia para os diabéticos: com uma série de cuidados com o corpo, é possível manter a qualidade de vida e controlar os sintomas.

Controlar diabetes é fundamental para viver mais e melhor


De acordo com o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior, a expectativa de vida de um diabético depende do sucesso do tratamento. “Tudo depende de um controle adequado da glicose no sangue ao longo da vida e do controle de outros fatores de risco cardiovasculares, como pressão arterial e colesterol”, explica o médico. Quanto mais controlada for a taxa de glicemia, maior será a sobrevida.

Para evitar complicações, é importante que o paciente seja acompanhado constantemente por um especialista, a fim de avaliar o índice glicêmico e ajustar o tratamento de acordo com as mudanças no organismo com o passar do tempo. “É possível viver bem mesmo com diabetes, mantendo uma vida saudável com a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada”, afirma o endocrinologista.

Diabetes pode levar à cegueira


O tratamento do diabetes também envolve a aplicação do hormônio insulina em todos os pacientes do diabetes tipo 1 e alguns do tipo 2. Também podem ser prescritos medicamentos orais nos casos em que as taxas de açúcar no sangue não foram controladas exclusivamente com outras medidas.

“O diabetes descompensado por muitos anos pode levar a complicações crônicas como a retinopatia diabética com perda gradual da visão e podendo evoluir para cegueira”, alerta Dr. Luiz Carlos. Outra complicação capaz de diminuir a qualidade de vida é a neuropatia diabética, condição que pode desencadear um processo de dor crônica, principalmente nos membros Inferiores.

Dr. Luiz Carlos Pereira Junior é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e atende em Blumenau/SC. CRM-SC: 13908 – www.facebook.com/endocrinologistaluizcarlos

Foto: Shutterstock

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quem tem diabetes vive menos? Médico tira dúvida sobre a doença!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.