Quais são os primeiros sintomas do diabetes?


  • +A
  • -A

A baixa quantidade de insulina produzida ou a dificuldade de ação deste hormônio provoca uma doença muito conhecida em todo o mundo: o diabetes. A doença interfere nas atividades celulares e dos órgãos, porque a insulina é o hormônio responsável por quebrar as moléculas de glicose adquiridas por meio da alimentação e transformá-las em energia. A doença é muito conhecida, mas existem sintomas que ajudam a indicar que é hora de procurar um médico?

Os sintomas aparecem com a doença já avançada

Para descobrir se está ou não com diabetes, é importante realizar um exame de sangue a fim de verificar os níveis de glicose no organismo, já que a doença só costuma demonstrar sintomas quando já está avançada. No entanto, os pacientes podem apresentar alguns sintomas. “Devemos estar atentos às queixas clássicas da doença, como poliúria (urinar muito), polidipsia (ter muita sede), polifagia (ter muita fome), emagrecimento e visão turva”, explica a endocrinologista Mariana Guerra.

É possível reverter a doença

Segundo a médica, alguns casos de diabetes podem ser revertidos, caso sejam tratados adequadamente ainda no começo. “O principal fator de risco para o diabetes é a obesidade. Num estágio inicial, com melhora da alimentação, atividade física e perda de peso, existe a possibilidade de normalização da glicemia e até reversão da doença”, explica Mariana.

Se houver suspeitas, o mais indicado é realizar uma consulta com um profissional da área para confirmar ou não a doença. Uma vez confirmada, é hora de seguir a prescrição médica com os cuidados para tratar o problema e evitar possíveis complicações decorrentes do descontrole do diabetes. Além disso, mudanças no estilo de vida são de fundamental importância para a saúde do corpo.

 

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista formada Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os primeiros sintomas do diabetes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.