O diabético pode comer alimentos açucarados com moderação ou é proibido?


  • +A
  • -A

O diabetes é uma doença endócrina caracterizada pelas altas taxas de açúcar no sangue. O açúcar se acumula na corrente sanguínea devido a problemas relacionados ao hormônio insulina, produzido pelo pâncreas.  Nos pacientes diabéticos tipo 1, a insulina não é fabricada pelo corpo. Já nos pacientes tipo 2, a insulina tem atuação pouco eficaz por causa da resistência das células a sua ação.

Consumir açúcar com moderação

Uma das maiores preocupações a respeito da doença é a alimentação, que deve conter algumas restrições para não prejudicar o controle do diabetes. Segundo a endocrinologista Mariana Guerra, o consumo de açúcar não é proibido: “Na verdade, o consumo de sacarose, o açúcar comum, pode ocorrer, desde que corresponda a, no máximo, 10% da quantidade de energia diária e dentro do percentual permitido.”

A médica afirma, no entanto, que é interessante substituir a sacarose por outro carboidrato. Em pacientes com sobrepeso ou obesos, Mariana recomenda evitar o consumo de doces, já que geralmente a utilização desse ingrediente está associado a altas concentrações de gordura, além do açúcar. Isso pode comprometer o tratamento e até mesmo causar complicações.

O que fazer depois de consumir açúcar?

O consumo de açúcar traz efeitos imediatos ao corpo. “Assim como todo carboidrato, o açúcar eleva as taxas de glicemia. As consequências variam de acordo com a idade, tipo de diabetes e de tratamento realizado pelo paciente”. Ele deve ser orientado por um médico a corrigir a taxa, além de controlar a quantidade de carboidratos ingeridos, de acordo com Dra. Mariana.

Os pacientes diabéticos também devem se preocupar com os baixos níveis de açúcar no sangue. Esses casos são conhecidos como hipoglicemia e são perigosos para a saúde. Para a endocrinologista, o ideal é que o portador da doença faça uso insulina ou de medicação oral que reduza os níveis de açúcar no sangue, associado ao estilo de vida adequado com alimentação e exercícios regrados.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O diabético pode comer alimentos açucarados com moderação ou é proibido?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.