Os primeiros sintomas de diabetes podem ser confundidos com outras doenças?


  • +A
  • -A

O Diabetes Mellitus ou simplesmente diabetes é uma doença metabólica que afeta pessoas de todas as idades. Seu surgimento provoca alterações no organismo que exigem uma série de mudanças na rotina, como uma alimentação mais cuidadosa, a prática de atividades físicas e até o uso de insulina em alguns casos.

Diabetes costuma não ter sintomas


A maioria dos pacientes não apresenta sintomas, com a exceção de casos em que a doença está fora de controle, e o desenvolvimento do problema pode passar despercebido. “Os sintomas clássicos do diabetes, como muita sede e aumento da produção de urina, podem não ser percebidos em um país tropical como o nosso”, explica a endocrinologista Mariana Guerra. Por isso, é preciso ficar atento aos poucos sinais produzidos pelo corpo.

O emagrecimento, especialmente no tipo 1, pode chamar atenção quando o paciente não está adotando medidas para perder peso e, em conjunto com outros sinais, como fraqueza e cansaço, e pode ser confundido com um caso de anemia. Já a turvação visual pode ser vista como um problema exclusivo do olho e levar o paciente ao atendimento oftalmológico.

Diabéticos podem sentir sede e fome excessivas


Formigamentos, fome e sede excessivas, infecções frequentes e feridas que demoram para cicatrizar são outros sintomas do diabetes e que devem ser investigados. Segundo Mariana, os sinais não são exclusivos da doença, mas em conjunto tendem a se destacar diante do olhar médico. É importante iniciar o tratamento assim que o diagnóstico for feito e, dessa maneira, evitar complicações.

O objetivo principal do tratamento do diabetes é manter as taxas de glicose no sangue sob controle, evitando aumentos e quedas ao longo do dia, situações conhecidas como hiper e hipoglicemia. Podem ser indicados o uso de medicamentos e de aplicação do hormônio insulina, assim como cuidados específicos com a saúde bucal e a alimentação, além de mudanças de hábitos, como não fumar e não consumir bebidas alcoólicas.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Os primeiros sintomas de diabetes podem ser confundidos com outras doenças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.