Diabetes: alimentos que devem ser evitados no começo do tratamento


  • +A
  • -A

Assim que é realizado o diagnóstico de diabetes seu médico irá te orientar a adotar hábitos de vida mais saudáveis, o que inclui a alimentação. A adesão disciplinada é crucial para o sucesso do tratamento e para evitar complicações decorrentes da doença. Insistir no consumo de determinados alimentos tendo essa condição pode ser bastante perigoso para a sua saúde.  

“A alimentação aconselhada ao paciente diabético deve ser variada e equilibrada, muito semelhante à indicada para a população não diabética. Devemos evitar carboidratos que contêm acréscimo de gordura, açúcar e sódio, e restringir alimentos ricos em sacarose a, no máximo, 10% da caloria do dia”, aponta a endocrinologista Mariana Guerra.

Alimentos gordurosos devem ser evitados desde o início do tratamento do diabetes


De acordo com a médica, você deve evitar alimentos ricos em gordura saturada, como carnes gordas, manteiga, óleos de dendê, leite integral, bacon, torresmo, embutidos (linguiça, salaminho, presunto, salsicha e mortadela), gordura hidrogenada vegetal, frituras, tortas industrializadas, bolos, fast food, pipoca de microondas, sorvete de massa, biscoitos salgados e recheados.

A médica explica que esses alimentos devem ser evitados por você desde o início do tratamento do diabetes pois eles interferem no controle da glicemia e contribuem para o sobrepeso, o que é ruim para o quadro. “A manutenção ou busca por um peso saudável fará muita diferença no tratamento. Além da alimentação saudável, atividade física e medicação (prescrita pelo médico quando necessário) são essenciais”.

Alimentos que podem fazer parte da dieta de quem tem diabetes


Dentre os alimentos recomendados para você na fase inicial do tratamento, destacam-se: carnes magras (bovina, aves, peixes), soja, leite, queijos e iogurtes de baixo teor de gordura e também de fontes vegetais (leguminosas, cereais integrais). “Também é interessante consumir de 2 a 4 porções de frutas por dia, além de
peixes e alimentos ricos em ômega 3, pois ajudam a diminuir doenças cardiovasculares”.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Diabetes: alimentos que devem ser evitados no começo do tratamento"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.