AchèAchè
    search
    Título

    Diabetes: alimentos que devem ser evitados no começo do tratamento

    Uncategorized

    Por

    Assim que é realizado o diagnóstico de diabetes seu médico irá te orientar a adotar hábitos de vida mais saudáveis, o que inclui a alimentação. A adesão disciplinada é crucial para o sucesso do tratamento e para evitar complicações decorrentes da doença. Insistir no consumo de determinados alimentos tendo essa condição pode ser bastante perigoso para a sua saúde.  
    “A alimentação aconselhada ao paciente diabético deve ser variada e equilibrada, muito semelhante à indicada para a população não diabética. Devemos evitar carboidratos que contêm acréscimo de gordura, açúcar e sódio, e restringir alimentos ricos em sacarose a, no máximo, 10% da caloria do dia”, aponta a endocrinologista Mariana Guerra.

    Alimentos gordurosos devem ser evitados desde o início do tratamento do diabetes


    De acordo com a médica, você deve evitar alimentos ricos em gordura saturada, como carnes gordas, manteiga, óleos de dendê, leite integral, bacon, torresmo, embutidos (linguiça, salaminho, presunto, salsicha e mortadela), gordura hidrogenada vegetal, frituras, tortas industrializadas, bolos, fast food, pipoca de microondas, sorvete de massa, biscoitos salgados e recheados.

    A médica explica que esses alimentos devem ser evitados por você desde o início do tratamento do diabetes pois eles interferem no controle da glicemia e contribuem para o sobrepeso, o que é ruim para o quadro. “A manutenção ou busca por um peso saudável fará muita diferença no tratamento. Além da alimentação saudável, atividade física e medicação (prescrita pelo médico quando necessário) são essenciais”.

    Alimentos que podem fazer parte da dieta de quem tem diabetes


    Dentre os alimentos recomendados para você na fase inicial do tratamento, destacam-se: carnes magras (bovina, aves, peixes), soja, leite, queijos e iogurtes de baixo teor de gordura e também de fontes vegetais (leguminosas, cereais integrais). “Também é interessante consumir de 2 a 4 porções de frutas por dia, além de
    peixes e alimentos ricos em ômega 3, pois ajudam a diminuir doenças cardiovasculares”.
    Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes