Sintomas da depressão: doença pode causar insônia ou outros distúrbios?


  • +A
  • -A

A depressão, classificada como o mal do século, é um distúrbio psiquiátrico frequentemente associado a um estado de tristeza profunda. No entanto, a doença não se resume somente a esse sentimento, mas envolve uma série de outros sintomas físicos e psicológicos, que variam de intensidade de acordo com o caso.

Pacientes depressivos também sentem raiva e aumento do apetite

 

“Além da tristeza, a depressão também pode causar irritabilidade, agressividade, aumento do apetite e dificuldades de concentração”, afirma a psiquiatra Érika de Mendonça Morais. A especialista explica ainda que a tristeza na maior parte dos dias e a perda de prazer ao realizar atividades são sintomas essenciais para o diagnóstico da depressão.

Os casos mais graves requerem muita atenção, já que pacientes com depressão profunda podem apresentar ideias e planos suicidas, além de sintomas psicóticos, como delírios e alucinações. Nesses casos, é necessário que o depressivo esteja constantemente vigiado para sua segurança e para que haja uma garantia de que ele está seguindo o tratamento.

A insônia é comum em pacientes com depressão

 

Outro problema causado pela doença e que não está associado à tristeza são alterações no sono. “A insônia é um sintoma comum da depressão. Neste caso, o tratamento pode ser feito com antidepressivos com efeito mais sedativo, mas também podem ser necessárias medicações mais específicas para dormir”, explica a especialista.

Em qualquer caso e independentemente dos sintomas apresentados pelos pacientes depressivos, o apoio familiar é sempre imprescindível para o sucesso do tratamento. É preciso que a família saiba que a depressão é uma doença grave e que o indivíduo deve estar sempre cercado de pessoas que incentivem a busca por tratamento e o respeito às medidas prescritas, como medicações e sessões de psicoterapia.

Dra. Érika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933

(Foto: Shutterstock)

TAGS
depressao
insonia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Sintomas da depressão: doença pode causar insônia ou outros distúrbios?"

Alexandro Oliveira

Me sinto depressivo. E durmo muito pouco.Não tenho uma depressão profunda acredito!Acho que meu problema, Esta ligado a minha baixa alto-estima!

Cuidados Pela Vida

Olá Alexandro,
De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, a depressão é um dos principais problemas de saúde no mundo. A depressão atinge os pacientes em graus diferentes; alguns deles são capazes de perceber que há algo de errado com sua saúde mental; no entanto o diagnóstico da depressão é realizado em entrevistas e também por meio de exames médicos que excluem doenças que causam quadros clínicos semelhantes. Orientamos você a realizar uma consulta com o médico especialista, assim você poderá realizar o tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Andreza Souza

Olá, meu nome é Andreza…. Eu sinto profundamente triste , meu alto estima está em baixa , não consigo dormir e nem sinto fome , sinto vontade de chorar , gritar , bater, fico inquieto, agoniada E nada que faço é prazeroso…..

Cuidados Pela Vida

Andreza, entendo o que passa porque muitas vezes as pessoas que estão a nossa volta não entendem o que sentimos. Te aconselho a procurar ajuda médica. Existem diversos tratamentos que podem te ajudar a melhorar. Abraços

Juliana

Oii meu nome é Juliana me sinto triste ,já são 5:14 da manhã e não consigo dormi , isso tá sendo constante em minha vida .. tô comendo muito e mesmo assim a fome não passa , me encomodo com barulhos ,me sinto inquieta e as vezes tontura .. mals pensamentos o que isso pode ser .. Porq tem um pouco de tudo …

Nelsi

Sinto muita ansiedade,tristeza,insatisfação, falta de apetite,insônia grave,solidão, me tornei antisocial,coração acelerado,angústia, pensamentos negativos ou preocupação exagerada com alguém, devo ter depressão crônica mas ninguém me entende e ninguém quer saber se tenho problema de saúde,a médica me receitou paroxetina,e me dá tremedeira é ñ melhorei em 10dias,preocupada

Ericson

Assim eu terminei meu namoro de sete anos, entrei então em uma fase em que nada faz mais sentido minha vida está em uma profundáveis constante crescente cada vez mais a morte. Não consigo dormir mais a noite, penso em me matar todos os dias já sonhei me matando em que estado estou da doença ?

Cuidados Pela Vida

Olá Ericson. É difícil diagnosticarmos sem uma avaliação mais profunda. Você já fez alguma terapia?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.