Em quanto tempo os remédios para depressão começam a fazer efeito?


  • +A
  • -A

A depressão é uma síndrome que se destaca pelo humor deprimido. Mas há outros sintomas, como falta de motivação, diminuição da energia física e mental e redução da capacidade de sentir prazer e felicidade. Para aliviar os sintomas e conseguir uma solução para o problema, muitos médicos recomendam o uso de medicações, mas não espere resultados de uma hora para outra. São necessários alguns dias para que os remédios façam efeito no seu corpo.

Remédio para depressão gera melhorias depois de sete dias


“O tempo para a medicação fazer efeito depende do organismo de cada pessoa. Algumas pessoas possuem metabolismo mais rápido e outras respondem mais lentamente. Em geral, entre sete e 15 dias já é possível notar alguma melhora discreta dos sintomas quando o paciente está usando a medicação”, afirma a psiquiatra Claudia Chaves Dallelucci.

A partir do início do tratamento, a tendência é que seus sintomas melhorem gradativamente, permitindo retomar suas atividades diárias de trabalho e lazer. Os pacientes com risco de suicídio devem ser acompanhados de perto durante esta fase. “Com a melhora do ânimo, porém sem a melhora completa da depressão, podem acontecer tentativas de suicídio, já que antes a pessoa não tinha disposição para planejar o ato”, alerta a especialista.

Hábitos saudáveis melhoram chances de se recuperar da depressão


Em boa parte dos casos, os medicamentos utilizados conseguem acabar com o quadro de depressão. Mas, mesmo que você se sinta bem, é importante continuar seguindo o tratamento proposto pelo médico, já que
é possível sofrer recaídas, especialmente nos casos graves. O tempo de uso da medicação varia de acordo com a gravidade do seu caso e com fatores externos, que serão levados em consideração pelo profissional que te atende.

Além da medicação, outras medidas são importantes para que seu tratamento seja bem-sucedido. “É fundamental que o paciente tenha uma rede de suporte social, com familiares, amigos e colegas de trabalho e, quando possível, introduza ou mantenha hábitos de vida saudável”, recomenda Claudia, citando a alimentação adequada e a prática de exercícios físicos. O acompanhamento multidisciplinar, com médicos, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, também é parte importante do tratamento da depressão.

Dra. Claudia Chaves Dallelucci é psiquiatra, formada em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes e atua no Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp (PROAD). CRM-SP: 151077

Foto: Shutterstock

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Em quanto tempo os remédios para depressão começam a fazer efeito?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.