AchèAchè
    search
    Título

    Depressão profunda: como é o tratamento na fase mais crítica da doença?

    Depressão
    Sintomas

    Por Dra. Érika Mendonça de Morais

    18 de janeiro de 2017

    Atualmente, a depressão é um dos principais problemas de saúde no mundo e já atinge mais de 11 milhões de pessoas apenas no Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). No país, a doença representa 23% dos atendimentos ambulatoriais e hospitalares em saúde mental no SUS. Os sintomas e as formas de tratamento da depressão variam de acordo com a intensidade do quadro, que pode ser leve, moderado ou profundo.

    Sintomas da depressão profunda

    A depressão profunda é a fase mais crítica da doença psiquiátrica. “A depressão grave apresenta como características falta de energia intensa, tristeza constante, pensamentos de culpa ou ruína, dificuldade para manter o autocuidado, como tomar banho e escovar os dentes”, alerta a profissional.  
    Por causa da maior gravidade de seus sintomas, é preciso procurar atendimento médico com rapidez e seguir à risca as medidas propostas pelo especialista. “O tratamento da depressão profunda envolve acompanhamento psiquiátrico com uso de medicações e psicoterapia”, explica a psiquiatra Érika Mendonça de Morais. Os medicamentos são os mesmos antidepressivos usados em depressões leves e moderadas, mas às vezes é necessário associá-los.

    Internação pode ser necessária em casos de depressão profunda

    Nesse estágio, também podem estar presentes pensamentos de morte, ideias suicidas e sintomas psicóticos, como delírios e alucinações. O paciente pode precisar de supervisão constante se houver risco de suicídio, de agressividade e prejuízo do autocuidado, para que o depressivo não coloque sua vida e a de outras pessoas em perigo.
    Em certos casos, a internação em uma clínica psiquiátrica pode se fazer necessária. “Existe sim a possibilidade de internação para garantir a segurança do paciente, das pessoas que convivem com ele e também para assegurar que o tratamento ocorra adequadamente, com o uso adequado das medicações e abordagens multidisciplinares”, afirma a especialista.
    Foto: Shutterstock
    Dados do Ministério da Saúde: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental/depressao

    Newsletter
    Tags
    depressão profunda
    fases da depressão
    mente
    psicologico
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes