Quais alimentos são fontes de HDL-C, o chamado bom colesterol?


  • +A
  • -A

Ter um colesterol alto não é nada bom para nossa saúde e, por causa disso, temos que driblar este problema. Mas você sabia que nem todo colesterol é considerado ruim? Pois é, e você pode consumir alimentos que são fontes do HDL-C (lipoproteína de alta densidade), mais conhecido como o “bom colesterol”. Saiba como encontrá-lo e como ele atua no organismo.

O “bom colesterol”

O “bom colesterol” ajuda a carregar o depósito lipídico na superfície interna das paredes das artérias, numa espécie de limpeza, para o fígado, onde será eliminado do organismo. E uma das formas de você ajudar neste processo interno benéfico ao corpo é fazendo uma boa alimentação.

“Alimentos de origem animal como carnes, ovos e leite são fontes de colesterol e a ligação com a proteína de baixa densidade (LDL-C – o “colesterol ruim”) ou de alta densidade (HDL-C) dependerá de fatores internos do nosso organismo, como consumo de fibras e mecanismos que acontecem no nosso fígado”, explica a nutricionista Caroline Codonho.

Xô, “colesterol ruim”!

Para não deixar os níveis do colesterol que é benéfico para saúde caírem, é necessário aumentar o consumo de certos alimentos que muitas vezes ficam à margem das nossas dietas diárias, como aponta a Dra. Caroline: “Devemos aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, sempre que possível com a casca e com pouco cozimento, aumentar o consumo de cereais integrais, sementes e gorduras de boa qualidade (abacate, coco, castanhas)”.

No entanto, vale destacar que esses alimentos precisam ser comidos em grandes quantidades para que tenham o efeito desejado na saúde cardiovascular, por isso, é importante se consultar com um médico para que ele avalie a necessidade da suplementação dessa substância.

 

Dra. Caroline Codonho é nutricionista, especialista em fisiologia e metabolismo com aplicação em atividade física e nutrição, especialista em saúde da família e comunidade (medicina preventiva). CRN4 13100445

TAGS
cardiovascular
colesterol

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais alimentos são fontes de HDL-C, o chamado bom colesterol?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.